Gastronomia | Vinhos

Para lá do Marão também há leitão

Todas as razões são boas para provar leitão. Mais do que uma especialidade regional, são já um prato símbolo da gastronomia nacional e uma das razões para visitar o restaurante Filhos de Moura, em Amarante. A fórmula da casa baseia-se na qualidade dos produtos e num serviço atencioso.

Localizado no interior norte, em Amarante, o restaurante Filhos de Moura é o exemplo que a arte de bem confecionar leitão estende-se por todo o território lusitano. Tratase de um restaurante familiar, não apenas pelo ambiente acolhedor, mas também pela sua génese. Tal como o nome o indica a casa foi criada por três irmãos, Agostinho, Vítor e “Zeca” Moura, todos eles, claro está, são Filhos de Moura.

A família é detentora de terrenos vinícolas e foi com o intuito de os rentabilizar e valorizar, que Agostinho Moura decidiu envergar pela produção de porco bísaro. O objetivo era criar um negócio agroindustrial na produção de fumeiro, um projeto que esmoreceu com a subida abrupta dos fatores de produção. Sem cruzarem os braços, os três irmãos rapidamente perceberam que a restauração se podia facilmente aliar à produção. Assim, em 2010 começaram por assar esta iguaria para fora e apenas alguns meses depois abriam o restaurante Filhos de Moura.

A casa é simples e esconde, por detrás das portas da entrada, uma sala decorada de forma típica mas funcional. No entanto, o maior segredo não está à vista de toda a gente. Esconde-se na cozinha, um fenomenal forno, feito por quem domina a arte de controlar o calor, de onde saem todos os dias o Leitão Assado. Hoje os sabores do leitão servido à mesa no Filhos de Moura, comprovam a excelência da sua confeção. No entanto, Agostinho Moura revela que tudo começou com experiências entre amigos e com algumas receitas da internet às quais acrescentou pequenos toques pessoais até criar um molho de paladar único, diferenciado dos mais tradicionais.

À mestria no assador de Agostinho Moura junta-se um produto de qualidade – o leitão bísaro. Segundo o proprietário trata-se “de uma carne com características muito próprias. Tem uma textura diferente e tem mais gordura, mas que acaba por desaparecer com facilidade quando assado e faz com que carne seja mais suculenta”. Depois de deixar os fornos, suculento por dentro e estaladiço por fora, o prato de leitão é acompanhado por batata frita e salada de alface temperada com vinagre de vinho tinto. Como alternativa ao leitão há também o bife do vazio, os filetes de peixe e o bacalhau com broa. A harmonização é feita com o vinho da casa, também ele produzido pelos três irmãos. Todavia, a carta de vinhos engloba também frisantes e espumantes da Bairrada, mas não só.

Se lhe deixamos curiosidade sobre os paladares do Filhos de Moura, não hesite em reservar já um lugar, até porque o restaurante abre portas mediante marcação ou através do serviço takeaway