Gastronomia | Vinhos

Uma viagem pela gastronomia italiana sem sair de Portugal

David Cardoso e Joana Ribeiro fundaram, em outubro de 2022, o Il Nostro Sapore Pizzeria, um restaurante que serve variadíssimos pratos de comida italiana, em Vila Nova de Gaia. Assim que visitámos este espaço acolhedor, pudemos comprovar que a qualidade dos produtos, o cuidado na sua confeção e a estima pelo cliente são os fatores que contribuem para o sucesso do negócio.

Em 2022, depois de casarem, Joana Ribeiro e David Cardoso conseguiram encontrar o espaço certo para dar asas a uma vontade antiga. Coincidência ou não, o Il Nostro Sapore Pizzeria nasceu num antigo restaurante, situado por baixo da casa onde David Cardoso viveu na infância. Motivo que os levou a “ter a certeza” de que estariam a fazer a escolha certa. O espaço teve de ser totalmente requalificado pelo casal, que se complementa na vida e no trabalho. David assume totalmente a cozinha, onde faz uso da sua criatividade e já longa experiência na área, e Joana é a energia contagiante por trás de toda a promoção do restaurante. E se os primeiros meses foram mais difíceis, como qualquer arranque, o que é certo é que “o passa a palavra”, o feedback dos clientes e a divulgação, essencialmente, nas redes sociais, alavancaram o negócio.

Sensivelmente um ano depois de terem inaugurado o restaurante, os proprietários fizeram uma visita a Itália e na bagagem trouxeram algumas ideias para colocarem em prática. “Trouxemos a lasanha, que era uma coisa que o David já queria há muito tempo, as bolonhesas, o tiramisu de pistachio e algumas cervejas italianas. Se já estávamos a ter uma rampa de crescimento, desde setembro tem sido sempre a correr muito bem. Os clientes vêm, gostam e repetem”. Ainda de acordo com Joana Ribeiro, a fórmula para o sucesso deste estabelecimento é formada pela experiência, pela constante inovação e pela entrega de David Cardoso, o pizzaiolo do Il Nostro Sapore Pizzeria, que participou, pela primeira vez, no ano passado, no “Campeonato Português de Pizza” e alcançou o 5o lugar, na categoria “pizza clássica”.

Quando se olha para a carta disponibilizada aos clientes, é possível perceber que há uma grande diversidade de pratos. A oferta vai desde pizzas, tradicionais e à moda da casa, até à lasanha e aos risottos. Para além disto, disponibilizam vários tipos de pasta, de saladas e de sobremesas, em que os produtos utilizados para a confeção são maioritariamente de origem italiana, o que acaba por aproximar o restaurante do conceito base. “Diferenciamo-nos das outras pizzarias em pormenores, como a pizza quatro queijos com acabamento de mel, que não é muito comum”.

Quanto ao futuro, o casal pretende continuar a fazer a marca crescer e admite a abertura de um novo espaço, o qual até poderá ser fora do Grande Porto.