Gastronomia | Vinhos

Polvo & Companhia

A freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira, é conhecia como a Capital do Polvo e a razão não é para menos. Em nenhum canto do mundo existe um polvo tão saboroso e suculento como este polvo algarvio. Se passar por Santa Luzia para degustar esta especialidade, a IN Corporate Magazine aconselha vivamente o Polvo & Companhia, onde garantidamente irá experienciar pratos que não encontrará em nenhuma outra casa de polvo.

Hagmitt Almeida dá a cara do Polvo & Companhia, um restaurante especialista em pratos de polvo, situado em Santa Luzia, desde o ano de 2015. Se numa fase inicial, era chef de cozinha, hoje, concilia a cozinha com a gerência do restaurante, do qual se tornou proprietário. Retrocedendo no tempo e conversando com o chefe Almeida, percebemos que o polvo, nem sempre foi a sua especialidade. “Estudei no norte, onde passei a minha infância. Tirei o curso na Escola de Hotelaria do Porto, que concluí em 2006. Depois saí à aventura, para conhecer novas coisas e abri dois restaurantes. Na altura não trabalhava com o polvo, tirando os pratos básicos, como o arroz de polvo e os filetes. Só quando cheguei ao Algarve, comecei a trabalhar verdadeiramente nesta especialidade”.

O desafio do polvo surgiu através de um contacto, um empresário que pretendia abrir um restaurante de polvo e petiscos, convidando o chefe Almeida a abraçar este projeto. Movido pela vontade de alcançar novos horizontes, Hagmitt Almeida aceitou ser o chefe do novo restaurante, ficando responsável pela ementa e por toda a oferta do estabelecimento. Sobre o começo do Polvo & Companhia o chef conta que “apesar da ideia original ser juntar o polvo aos petiscos, reforcei a ideia de apostarmos numa casa de polvo, com uma gama superior. E foi o que aconteceu. Na altura contactei com um amigo japonês, especialista em moluscos e procurei descobrir a melhor forma de trabalhar o polvo, não só para termos um produto de qualidade, mas também para apresentarmos uma oferta diferente das demais”.

Os melhores pratos para o melhor polvo
Sendo Santa Luzia a capital do polvo, é necessário perceber em primeiro lugar, o porquê do polvo desta localidade, ser de diferente textura e sabor, em comparação com qualquer outra região do país e do mundo. Com a temperatura quente da água e o cruzamento entra a ria e o mar, o polvo é mais resistente à temperatura, tornando-se muito fácil de trabalhar na cozinha. Enquanto um polvo de outra zona leva por norma 15 dias de congelação para estarem aptos a serem cozinhados, o polvo de Santa Luzia necessita apenas de uma semana e fica perfeito.

No Polvo & Companhia, além de obviamente se trabalhar com o polvo local, a ementa é em tudo diferente do que é habitual encontrar neste tipo de casas. Com 1001 formas de trabalhar o polvo, o chefe Almeida procura manter uma ementa variada, com alterações de carta de seis em seis meses, garantindo ao longo do ano a presença dos pratos mais apreciados. “Há pratos que não posso tirar, uma vez que tenho pessoas que vem de propósito de Portimão ou Albufeira para consumir determinados pratos da minha carta, nomeadamente o polvo grelhado com broa de milho, o rizzoto de polvo, o polvo agridoce e o polvo à Gomes de Sá”, vinca.

Das entradas ao prato principal, o polvo é sempre uma presença mais que necessária na carta do Polvo & Companhia, mas para quem não é apreciador, não faltam alternativas, desde mariscos, pratos de peixe, carne e até opções vegetarianas.

No campo das sobremesas, o restaurante trabalha diretamente com uma fornecedora, que garante o melhor que o Algarve tem para oferecer em termos de doçaria, como o pastel Dom Rodrigo, o bolo de alfarroba, e o 3 delícias. Produzido na casa, destaca-se o pudim caseiro e o semifrio de maracujá.

Questionado sobre qual a melhor opção de vinho para acompanhar um prato de polvo, o chefe explica que “o polvo tanto dá com branco ou com tinto. Há pratos que são muito fortes e precisam de um vinho encorpado para acompanhar. Seja como for, a nossa carta de vinhos está equipada com as melhores sugestões para qualquer prato que temos na ementa, além de que os nossos colaboradores estão dispostos e têm conhecimento para sugerir o melhor vinho, conforme o prato que o cliente deseje”. Com gamas do Douro, Dão, Lisboa, Alentejo, Setúbal e Algarve, o Polvo & Companhia promove o vinho nacional e tal como na ementa, a carta de vinhos é alterada de seis em seis meses, precisamente para que “os clientes que cá vem diariamente não se sintam saturados com a nossa oferta, de forma alguma”.

Concentrado no presente mas sem esquecer o futuro, até ao final do ano o chefe Almeida irá participar num estágio de duas semanas no Japão, de forma a aprimorar o seu conhecimento sobre cozinha de moluscos, procurando ao mesmo tempo encontrar novas inspirações para a ementa do restaurante.