Gastronomia | Vinhos

Cozinha de autor com raízes regionais

O conceito de uma cozinha feita de raiz foi o ponto de partida para que o Chef Renato Sobreira abrisse portas do restaurante Bistrô Raízes, em Ourém. O novo chef leva à mesa sabores frescos, a partir de uma cozinha com raízes da gastronomia tradicional.

Uma nova geração de chefs, habituada a pensar o produto como ponto de partida, está a definir um estilo moderno da cozinha tradicional portuguesa – fugindo dos pratos-cliché e do aborrecimento à mesa. É nesse enquadramento que o Chef Renato Sobreira se insere. A inovação está enraizada na sua natureza, a isso acrescentou uma pitada de irreverência e criatividade, e assim abriu portas do restaurante Bistrô Raízes.

O restaurante de linhas direitas é marcado pelos tons da originalidade, é um elogio à região, com os olhos postos na modernidade, aqui o que importa é o prazer que se pode retirar de uma refeição de base tradicional. Os pratos típicos são reinventados a partir de receitas inovadoras, não descaracterizando as essências e saturando pequenos paladares.

Apesar dos seus tenros 23 anos, o Chef Renato Sobreira traz consigo uma vasta experiência. Formado na escola de hotelaria de Fátima (EHF), trabalhou durante vários anos com Chefs de referência, “o propósito foi sempre evoluir e aprender com os melhores, isso habituou-me a trabalhar com rigor e ter várias perspetivas sobre o mesmo produto”, explicou Renato Sobreira. No entanto, sublinha que as suas maiores inspirações são a mãe e o Chef (e também professor na EHF) Yannick Génard.

Motivado pela diferença, decidiu abrir um espaço diferenciado na sua cidade. Ourém seria para muitos “um local de risco” para abrir um restaurante, que poderia vir a ser uma referência numa cidade mais cosmopolita, mas Renato Sobreira abraçou esse desafio com pretensão de também promover a região.

De facto, toda a decoração do restaurante é completamente diferente. “O espaço é a minha personalidade. Jovem e irreverente, mas ao mesmo tempo clássico. Tudo está feito para criar intriga, queremos que as pessoas perguntem o porquê de as coisas estarem assim”, sublinhou o Chef. Para além dos relógios com horas desajustadas, gaiolas, luzes penduradas em cordas, um moral ilustrado com um desenho, entre outros pormenores, há uma oliveira e um bonsai com cartões pendurados – neles ficam os registos dos clientes que por ali decidem escrever os seus contentamentos.

Na carta do Bistrô Raízes, podemos encontrar várias petiscos e pratos tradicionais. Todos eles são frutos de uma cozinha de autor que lhes aufere uma nova roupagem. Um critério importante passa por ter uma cozinha com 0 porcento de desperdício e sem utilização de produtos enlatados. Para além da carta pode escolher entre as sugestão do dia, o menu criativo e o menu de degustação (esse mesmo menu pode ter vários momentos dependendo do que os clientes pretenderem). A única garantia é que qualquer uma das escolhas será uma experiência de sabores, uma viagem entre paladares para ser repetida. Para além das sobremesas caseiras ali confecionadas, destaca-se a harmonização vínica. Todos os vinhos advêm da Divins e são escolhidos, entre várias gamas, para cada prato.