Gastronomia | Vinhos

Vau Wine & Diner

Foi apenas em fevereiro de 2018 que o restaurante Vau Wine & Diner abriu portas, mas hoje já é um dos espaços mais referenciados para todos os gastrónomos, com uma excelente oferta em termos de carne e de peixe. João Coelho é o principal responsável pelo estabelecimento e explicou à IN Corporate Magazine as principais bases deste projeto.

Durante mais de 30 anos, João e Vera Coelho trabalharam na Suíça, no setor hoteleiro, onde se formaram como chefes de cozinha e administraram um total de quatro restaurantes durante o seu percurso além fronteiras. Por circunstâncias da vida regressaram a Portugal e, apesar de oriundos de Viana do Castelo, encontraram no Algarve, mais concretamente na Praia do Vau, em Portimão, uma oportunidade de negócio que lhes permitisse fazer a diferença no mercado. Em palavras à nossa revista, João Coelho explica que “aqui temos sol, temos um cliente turista com poder de compra, temos os consumidores locais e com a nossa qualidade na cozinha, temos uma oferta sem igual nesta localidade”. Com uma experiente e capaz equipa de trabalho, João Coelho indica que “o nosso sucesso também depende da nossa equipa. Por isso mesmo não tivemos problemas em investir em pessoal que nos dá garantias de um bom serviço e o resultado está à vista”.

Introduzindo um conceito gastronómico com base na cozinha europeia e mediterrânica, o Vau Wine & Diner, aproveita a experiência de trabalho do casal e a qualidade dos produtos nacionais, trabalhando com o peixe fresco da costa algarvia, com a carne alentejana e com marisco da melhor qualidade. Os bifes grelhados na pedra, o lombo e as cataplanas, de peixe e de marisco, são alguns dos pratos mais elogiados por quem escolhe com frequência o restaurante de João Coelho.

Nas sobremesas, está obrigatoriamente presente uma mistura das especialidades algarvias, como o folhado Dom Rodrigo ou a tarte de alfarroba. Uma novidade, são os crepes flamejados com gelado, cozinhados em frente ao cliente, presenteando quem opta pelo crepe, com um verdadeiro show cooking de cerca de 15 minutos.

Como o nome indica, o vinho é uma componente essencial no Vau Wine & Diner, explicando assim a portentosa garrafeira, com as melhores opções de cada região portuguesa e algumas marcas internacionais bem conhecidas do mercado, embora João Coelho garanta que “até mesmo o nosso cliente estrangeiro, tem mais curiosidade em conhecer a nossa seleção de vinhos nacionais. Tenho marcas de Monção até ao Algarve e todos tem saída”. Depois de jantar, há o bar, que funciona com música ao vivo aos fins de semana e está aberto a todas as pessoas, com uma seleção de gins e cocktails diversificada.

Até ao final do ano, as perspetivas de trabalho são positivas, mesmo entrando a época baixa a partir de novembro. Com as férias de outono nas escolas britânicas, prevê-se este mês uma forte presença de famílias inglesas na Praia do Vau, sendo que boa parte, já é cliente e amiga da casa. Para 2020 o objetivo é conseguir um ano superior a 2019, uma vez que “já temos uma boa carteira de clientes turistas, que quando regressam ao Algarve fazem questão de nos visitar e que nos referenciam a amigos quando estes vem ao Algarve. O passa a palavra no nosso negócio é muito importante e por isso espero aumentar a minha casa no próximo ano, mas sempre mantendo os padrões de qualidade elevados”.