Turismo

Fundação Batalha de Aljubarrota: Uma viagem no tempo

CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota)
CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota)

Recuar até 1385 e perceber os acontecimentos antes, durante e depois da Batalha. É este o principal objetivo do Centro Interpretativo que a Fundação Batalha de Aljubarrota dinamiza e onde é possível encontrar diversas exposições numa área de mais de 900m2.

O Centro de Interpretação, espaço pertencente à Fundação Batalha de Aljubarrota, nasce da necessidade de salvaguardar o património existente e apresentar ao público este acontecimento histórico de forma rigorosa, instrutiva e cativante.

Numa área expositiva com 900 metros quadrados, é possível visitar dois núcleos expositivos dedicados à Batalha de Aljubarrota. O primeiro retrata a época em que a batalha aconteceu, bem como as descobertas arqueológicas no campo de batalha. O segundo é dedicado aos antecedentes cronológicos e factuais da crise de 1383-1385, dividindo-se em 4 espaços distintos. Além disto, existe ainda um auditório onde acontece a projeção de um espetáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram.

O Centro de Interpretação foi pensado para privilegiar uma relação cada vez mais acentuada com a paisagem envolvente, que se pretende recuperada e tanto quanto possível próxima da existente em 1385, à data da batalha. Assim, os visitantes têm a possibilidade de percorrer o campo da Batalha de Aljubarrota e de conhecer os factos mais importantes.