Gastronomia | Vinhos Mundo Empresarial Turismo

Uma vista sobre os magníficos sabores da Madeira

vista d'antónio

No alto do Caniço com uma paisagem sobre toda a freguesia e com o mar como tela de fundo a perder de vista, ali encontramos um restaurante que faz jus a este cenário, o Vista d’António. Já no interior deste estabelecimento o panorama mantém-se como uma paisagem, mas com vista para os sabores nacionais.

Pela Madeira é já uma referência. Para comer uma boa carne o Vista d’António estará sempre entre as sugestões. O restaurante nasceu em 2003 pelas mãos de António. Motivado pela paixão pelo ramo da restauração, regressou às origens depois de uma experiência na Suíça, em Zurique. A casa começou por ser uma pizzaria, um conceito que tardou em fazer sucesso. A pouca afluência fez com que António acabasse por mudar o paradigma do restaurante. O novo conceito do restaurante começou com “umas pequenas brincadeiras, a fazer petiscos”, e a casa começou a ganhar uma nova identidade. “Começamos a atrair cada vez mais gente”, refere António.

Hoje o Vista d’António distingue-se pela seleção de carnes que são cozinhadas na brasa e em fornos que ficam na sala. Não há como enganar, aqui todo o processo é feito à vista do cliente, uma metodologia que abre o apetite mesmo antes do prato chegar à mesa. No cardápio destacam-se, claro está, as carnes. “Temos desde porco preto, costeleta de vaca, picanha, frango baby, que é uma carne muito suculenta, entre outros pratos como a barriga de atum que é um prato que tem muito sucesso também”, explica o gerente.

Para harmonizar as delícias da casa há uma vasta carta de vinhos. “Foi a primeira cave de vinhos aqui na Madeira”. Para António, os vinhos são também uma paixão e refira-se que, para além do gosto pelo sector vínico, o gerente sabe ao detalhe os aromas e as fragâncias que cada vinho pode proporcionar. E quando questionado sobre o porquê de uma aposta tão concreta nos vinhos, a resposta é simples: “Ao falar de vinhos fala-se de mil e uma coisas, fala-se de tudo. Proporciona uma relação enorme entre as pessoas”. No Vista d’António há vinhos para todos os gostos, mas o gerente faz sempre questão de promover os vinhos da Madeira: “os brancos são muito bons e não ficam nada atrás de qualquer outro vinho português”.”Para terminar uma boa refeição, nada mais que uma boa sobremesa, “todas confecionadas na casa. A tarte de maçã, o toucinho do céu com amêndoas, feito à nossa maneira, o gelado de pitanga, tarte de queijo fresco e o sorvete de lima limão”.

O Vista d’António é hoje uma referência na Madeira, seja pela simpatia de todo o serviço ou pela figura carismática do senhor António, a verdade é que para o sucesso, o segredo é a preocupação nos pequenos detalhes e no cliente: “O cliente é a base e é ele que tem de ficar satisfeito”.