Gastronomia | Vinhos Mundo Empresarial Turismo

Cris’s: Este é o melhor restaurante do português – segundo o TripAdvisor

cris

Chama-se Cris’s e, apesar do nome, não tem qualquer tipo de relação com Cristiano Ronaldo. O restaurante de Cristiano Abreu ficou em primeiro no top 10 dos Travellers’ Choice Restaurants Awards 2019, os prémios anuais do TripAdvisor, mas o administrador não quer ficar por aqui.

A música jazz que toca de fundo completa a subtileza do espaço. Estamos no restaurante Cris’s, no Funchal. À frente da esplanada está uma vista para o mar e no interior, as janelas panorâmicas respeitam a imensidão do atlântico, tornando-o com um dos principais elementos da casa. Mas este é apenas o impacto inicial do restaurante vencedor do Travellers’ Choice Restaurants Awards 2019, do TripAdvisor. O melhor, está ainda por ser servido.

Este espaço é a extensão de Cristiano Abreu, o gerente do Cris’s, Cris’s Place e do alojamento local Cris’s Home. O empresário é um completo apaixonado pela sua atividade, e não foram precisas muitas palavras para se conseguir entender isso mesmo. Ainda antes de o gravador se ligar Cristiano já tinha partilhado – com a mesma espontaneidade com que se fala daquilo que mais se gosta – o quanto o fascinava conhecer o mundo da restauração.
Depois de 9 anos como chefe de sala decidiu delinear os primeiros contornos do seu negócio. 2015 marcava o início do sonho de ter o seu próprio restaurante, o rápido sucesso obtido não o fez parar por ali. A sua visão fez com que continuasse a investir: “em 2016 abrimos o Cris Place, em 2017 abrimos o restaurante na zona velha, nesse mesmo ano compramos uma vivenda para alojamento local que é o Cris’s Home e em 2018 abrimos o Cris Flambée. Ou seja, todos anos conseguimos abrir espaços diferentes com conceitos diferentes e com atmosferas diferentes”, começa por contar Cristiano Abreu.

“Construímos, valorizamos o espaço e depois surgiu oportunidade para vender dois desses espaços, o Cris’s Flambé e o restaurante da zona velha”, continuou. Apesar de assumir o papel de empreendedor e, de certa forma, de investidor, a paixão pela restauração fala sempre mais alto. “Neste sector é fundamental ser-se empreendedor, eu investi tudo. Para se ter sucesso é necessário muito trabalho e é importante estudar bem o mercado, até porque o cliente é cada vez mais exigente”.

De momento entregue de alma e coração aos dois restaurantes descreve-nos que todos os dias veste o fato para receber e servir os clientes. Durante o jantar quase que se multiplica, intercalando a sua presença entre os dois restaurantes. “É fundamental receber e cumprimentar o cliente, faz parte da minha filosofia”, sublinha. Além disso, todas as manhãs vai ao mercado para garantir um produto fresco, e regional.

Tanto o Cris’s como o Cris’s Place se apresentam com o conceito de Fine Dining, a oferta gastronómica é variada, mas sempre com toques de sofisticação. Destacam-se os escalopes de flambée, as vieiras, o bife Wellington, a lagosta bebé, o carrot de borrego e o peito de pato defumado. Todavia, o menu e a carta de vinhos variam de seis em seis meses “para proporcionar ao cliente experiências diferentes”.

Os dois espaços têm menus completamente diferentes, “para levar a experiências diferentes”. Ao domingo são servidos em ambos os restaurantes um menu de degustação de 7 momentos, “um Freestyle do chefe que nunca se repete”. Para complementar o primor e a elegância das casas, a equipa – composta por 36 colaboradores (“todos nos quadros”, frisa Cristiano) – presta um serviço atento e altamente profissional, bem ao estilo do antigo Savoy.

Já a pensar no futuro, Cristiano Abreu assume a pretensão de criar um novo espaço: “Gosto muito da gastronomia e da vivência da cidade de lisboa. É um sonho meu abrir uma unidade lá. Estou a trabalhar nisso e sei que vou conseguir ter o meu nome na capital”.

Cris’s
Localizado no edifício do Tecnoparque, no Funchal, tem vista para o jardim e para o Atlântico e apresenta um menu com vários pratos que contam com uma apresentação aprimorada. O ambiente é, no entanto, mais de “chill out”, até porque a esplanada e a localização convidam a que assim seja.

Cris’s Palace
Os sabores, o aroma, o cheiro e a até o lado estético são minuciosamente trabalhados no Cris’s Place. O detalhe e o requinte estão sempre presentes, no teto candeeiros de cristal, na mesa, pratos da vista alegre. Está tudo ordenado ao mais pequeno pormenor com uma elegância extremamente eclética. O destaque do restaurante, recai, no entanto, sobre o aquário que está no centro da sala. Grande e portentoso: “se num Cris’s oferecemos uma vista sobre o mar, achei que seria interessante que no Cris’s Place oferecesse uma vista sobre o fundo do mar”.