Ciência e Tecnologia Notícias

União Europeia financia vacina contra COVID-19

4.000 profissionais de saúde australianos estão envolvidos num ensaio clínico para verificar a capacidade da vacina contra a tuberculose na redução dos sintomas do novo coronavírus.
Foto: Unsplash.com
COVAX está a trabalhar com produtores de vacinas e governos para garantir acesso global e equitativo a uma vacina contra o novo coronavírus. UE contribui com 400 milhões de euros.

A Comissão Europeia anunciou, esta segunda-feira, 31 de agosto, a sua adesão à COVAX, uma iniciativa global que pretende tornar equitativo o acesso a uma vacina para a COVID-19, prometendo mobilizar 400 milhões de euros para esse objetivo.

“A Comissão Europeia confirmou o interesse em participar no mecanismo COVAX para um acesso equitativo e universal a vacinas contra a COVID-19 a preços acessíveis para todos os que delas necessitem. No quadro do esforço da Equipa Europa, a Comissão também anuncia hoje uma contribuição de 400 milhões de euros em garantias”, informa o executivo comunitário em nota de imprensa, divulgado pela agência ‘Lusa’.

Gerida pela Aliança para as Vacinas (GAVI), pela Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esta iniciativa tem por objetivo acelerar o desenvolvimento e o fabrico de vacinas contra a COVID-19 e garantir um acesso justo e equitativo para todos os países do mundo.

A COVAX está neste momento a trabalhar com produtores de vacinas e governos para garantir acesso global e equitativo a uma vacina que se mostre segura e possa ser licenciada e aprovada, tendo no seu portefólio nove candidatas a vacina e em avaliação outras nove.

Segundo dados divulgados pela OMS, um total de 172 economias estão já envolvidas em discussões para participarem na COVAX.

De forma a poder garantir doses suficientes de vacinas para proteger os mais vulneráveis, como profissionais de saúde e idosos, o próximo passo desta parceria é confirmar a intenção de potenciais participantes com capacidade de se autofinanciarem se juntarem ao projeto, prazo esse que termina a 31 de agosto, sendo seguido pela oficialização dos compromissos até 18 de setembro e pelos primeiros pagamentos adiantados a serem feitos o mais tardar até 09 de outubro.

A forma como a vacina será distribuída equitativamente pelas economias participantes está ainda a ser definida pela OMS, sendo o papel da plataforma COVAX o de usar de forma agregada o poder de compra de todas as economias participantes para assegurar compras de grande dimensão entre as potenciais candidatas a vacina, fornecendo empresas com capacidade de produção em larga escala e meios de investir antecipadamente na capacidade de produção, aumentando assim as hipóteses de acesso rápido a uma vacina bem-sucedida.

Entre as nove candidatas a vacina para a COVID-19 mais promissoras há sete em ensaios clínicos, neste momento.

Ainda de acordo com os dados da semana passada, governos, produtores de vacinas, organizações e indivíduos a título pessoal já se comprometeram com cerca de 1187 milhões de euros para a investigação da vacina, mas é necessário, com urgência, cerca de 850 milhões de euros mais para garantir o alargamento do portefólio da COVAX, com outras potenciais nove candidatas em análise.

O objetivo da COVAX é até ao final de 2021 distribuir dois mil milhões de doses de vacinas eficazes que cumpram os critérios para aprovação.