Mundo Empresarial Turismo

Benavente, mais do que uma passagem, uma paisagem atraente que inspira

Benavente está numa zona central do país e a passagem de peregrinos neste território é uma realidade que identificamos desde sempre.

À medida que o Caminho de Santiago sai do Alentejo e entra no Ribatejo, o território, dominado pelos dourados das planícies torna-se lezíria verdejante. Esta é a região a que muitos chamam “Borda d’Água”, por ter como vizinho o grande Tejo, rio que a cruza e entrecruza, tornando abundantes as águas, férteis as suas terras e servindo-lhe de inspiração. As lezírias são terras de arroz pintando os campos com cor de ouro. A paisagem é também marcada pelas charnecas, onde as manadas de touros bravos e cavalos encontram um ambiente natural de excelência. Para além dos touros e cavalos, indissociável da cultura desta região está o Campino como protagonista e referência histórico-cultural da região.

Do seu património também fazem parte os trajes e as danças, como o fandango; o tomate e o arroz; a arte da cestaria e o trabalho das madeiras, que traduz a união entre Homem e Natureza.

O município de Benavente faz parte do Caminho Central numa distância de 26,2 Km, na união entre as freguesias de Santo Estevão-Samora Correia- Benavente. Este percurso tem uma duração estimada de seis horas e 20 minutos.

Para os amantes da natureza, a passagem por este município proporciona uma experiência única. Entre os montados, vales, campos e searas existe a oportunidade de observar espécies de avifauna pouco abundante, que ocorrem tipicamente neste meio devido às suas características peculiares. Os vales aluvionares ligados aos rios que cruzam o território (Tejo, Sorraia e Almansor) interrompem a secura dos montados. A zona ribeirinha que acompanha o percurso compõe uma zona de grande diversidade biológica.

Ao longo do caminho existem também pontos de interesse turístico que valem a pena ser visitados e apreciados, como: Igreja Matriz de Samora Correia (Classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público), Palácio do Infantado (Samora Correia), Fonte do Concelho, Igreja da Misericórdia de Benavente, Núcleo Museológico Agrícola de Benavente, Cruzeiro e Adro do Calvário, Pelourinho, Convento de Jenicó.

No Caminho de Santiago a passagem pelo município de Benavente proporciona uma experiência encantadora, devido à beleza das suas paisagens ímpares, características do território.