Destaque Mulheres Inspiradoras

Bricomarche dos Carvalhos: Juntos somos mais fortes

Sendo apenas por estar na moda ou porque se tornou num excelente hobby, a bricolage está na vida de muitos portugueses. Carla Sofia Estêvão é a mulher por detrás do Bricomarché dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, uma mais-valia para as pessoas poderem realizar os seus projetos nas suas casas.

Carla Estevão nem sempre foi empresária, iniciou a sua carreira profissional como enfermeira, algo que ainda faz parte de si, “enfermeira uma vez, enfermeira para toda a vida”, refere. Trabalhou na Arábia Saudita, ainda como enfermeira, e também foi lá que experienciou ser professora de matemática do primeiro ciclo, numa escola internacional italiana. Neste país aproveitou ainda para fazer várias formações, tirou cursos de Italiano, Inglês, Gestão de Equipas e Terapias Alternativas. Todo este percurso fez com que se tornasse numa pessoa que preza o trabalho de equipa e que tente fazer a diferença na comunidade.

Seja pelos custos elevados ou pela falta de profissionais no mercado, a verdade é que os portugueses começam a fazer os seus próprios projetos, adaptando muito o conceito de DIY (faça você mesmo), o que os leva a necessitarem de comprar material especializado para determinadas tarefas. O Bricomarché dos Carvalhos tem uma grande concorrência, mas, segundo a entrevistada, tem grandes características que o diferencia, “distinguimo-nos pelo atendimento, pela proximidade aos nossos clientes, pela selecção adequada de produtos e pela facilidade nas entregas, que são feitas por nós. Outro ponto importante na filosofia do grupo, é que para além do nosso principal fornecedor, o próprio grupo, podemos trabalhar com fornecedores diretos da região. Além disso, no Bricomarché dos Carvalhos, encontram muitos artigos de empresas nacionais locais”.

Sob o lema d‘Os Mosqueteiros’, um fator importante no Bricomarché é a contínua proximidade com os clientes. Em conformidade com este fator, existe uma preocupação na oferta de produtos e serviços à comunidade local, há ainda “entregas personalizadas de determinados produtos, como é o caso de artigos de motocultura, onde fazemos a montagem, entrega e demonstração na casa do cliente”, adianta Carla Estêvão. Se visitar a loja, vai perceber que existem técnicos especializados em todas as áreas e para completar a oferta de diferentes serviços, existem parcerias com empresas para montagem e instalação de equipamentos de aquecimento e arrefecimento. Se pretender, também pode ter acesso a projetos 3D de cozinhas, à sua montagem e pode ter apoio na escolha de tintas e de materiais. No Bricomarché dos Carvalhos, também está disponível o serviço de corte de madeiras e outros revestimentos, à medida.

Orgulhosa do percurso e do crescimento contínuo do Bricomarche dos Carvalhos, a empresária reforça que um dos aspetos mais importantes da empresa é a equipa e o trabalho em equipa, “Ninguém chega à meta, se não chegarmos todos, e como o nosso lema no Grupo mosqueteiros é ‘Juntos somos mais fortes’, é esta a filosofia que tento passar á minha equipa”. Os trabalhadores recebem formação, tanto a nível externo, pelos fornecedores, como a nível interno, pela equipa de formação do grupo, Fordis. Carla Estevão mostra interesse em motivar a sua equipa através de pequenos gestos apreciados pelos trabalhadores: flexibilidade de horários, flexibilidade em resolução de problemas familiares ou pessoais e pelos miminhos nos dias festivos como o dia da mulher, da mãe, do pai e no natal. Este é, sem dúvida, um dos fatores diferenciais do Bricomarché em relação a outros grupos. Há uma proximidade com os colaboradores e um investimento neles, ou seja, o interesse é atingir uma equipa estável e de futuro, mantendo aqueles que mostram vontade em aprender e evoluir.

Felizmente, o Bricomarché dos Carvalhos tem uma grande presença e responsabilidade social. A comunidade da região tem muitas instituições que necessitam de ajuda e com o apoio da Junta de Freguesia, a loja tem feito algumas ações generosas. Com a pandemia, a ajuda teve ainda mais importância, doaram materiais de proteção individual e desinfeção a várias instituições como hospitais, GNR, PSP, Bombeiros, lares e centros de dia.

Para concluir a ideia dos apoios socias, Carla Sofia Estêvão deixa uma ideia simples mas modesta, “neste ponto, também foi essencial o apoio dos nossos clientes, que sempre contribuíram connosco nestas campanhas. O povo português é solidário, e na necessidade, por norma, participa ativamente nestas ações”.