Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

“Uma equipa bem oleada é a chave para o sucesso”

“Uma empreendedora nata, determinada e lutadora”, é assim que se define Carla Estêvão. A empresária abriu o Bricomarché dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia) em março de 2018 e faz um balanço muito positivo destes quase quatro anos de liderança. A ligação à bricolage e às ferramentas agrícolas já vem de há muito, quando em criança ajudava os avós, na Figueira da Foz. Uma infância “muito feliz” que a inspira agora certamente na excelente relação que tem com toda a sua equipa.

Como é que uma enfermeira, que foi também professora, resolve tomar a iniciativa de abrir e gerir um Bricomarché, neste caso nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia?
Sempre desejei ter o meu próprio negócio. Sou uma empreendedora nata, determinada e lutadora. Gosto de mudança e renovação. Vir para Vila Nova de Gaia, neste caso para os Carvalhos, na freguesia de Pedroso, foi uma das oportunidades apresentadas pelo grupo Mosqueteiros e a Insígnia Bricomarché. A pensar no futuro dos meus filhos, pareceu-me um local adequado para a mudança. Estamos perto do Grande Porto, onde as oportunidades são imensas, e já se concretizou a entrada de um deles, numa das faculdades da Cidade Invicta.

Sempre gostou de bricolage?
Sempre, desde muito cedo. Cresci numa aldeia pequena, Marinha das Ondas, no concelho de Figueira da Foz, onde passei a minha infância com os meus avós. A agricultura e o bricolage, as alfaias agrícolas e as ferramentas, faziam parte do nosso dia-a-dia. Fui muito feliz!

Está há quantos anos à frente deste Bricomarché? Qual o balanço que faz?
Vão fazer 4 anos em março de 2022 que abrimos portas ao público. O balanço é bastante positivo. Foram 3 anos de muita aprendizagem, muitas conquistas, muitos desafios e obviamente também de momentos mais duros, que ultrapassamos com resiliência e determinação.

Carla Estêvão: “Sou uma empreendedora nata”

O que distingue o Bricomarché da concorrência? Este é um mercado muito ativo. Aqui, no Grande Porto, já fecharam algumas grandes lojas de bricolage, outras vão abrindo. Houve também uma fusão de marcas concorrentes recentemente.
O Bricomarché dos Carvalhos é uma loja de comércio a retalho que se enquadra nas grandes superfícies comerciais, mas com o atendimento e prestação de serviços de uma loja de rua. Apesar de pertencermos a um grande Grupo, cada empresário é dono da sua loja e gere-a de acordo com o local onde está inserido.

Temos preços competitivos e uma variedade de produtos e serviços ao nível da grande concorrência. Fazemos um esforço para termos um bom serviço de entregas, de acordo com as necessidades do cliente e não só, com a nossa disponibilidade. Temos instaladores credenciados, temos colaboradores bem formados e especializados. Quando vendemos determinadas alfaias agrícolas ou ferramentas, montamos, colocamos a trabalhar e se for necessário, fazemos demonstração em casa do cliente. Tudo isto nos diferencia, e muito, das outras lojas de Bricolage.

Um Grupo que é uma família. Como é trabalhar com este grupo dos “Mosqueteiros”?
O Grupo Mosqueteiros engloba três grandes insígnias, Intermarché, Roady e Bricomarché, todas elas com gestão distinta. O Grupo apoia de uma forma geral e individual cada uma das empresas Bricomarché espalhadas pelo país, desde a sua abertura. Os colegas, ajudam na gestão da insígnia e ajudam-se entre si. Somos uma família. Somos Mosqueteiros! Esse é o nosso segredo: Juntos Somos Mais Fortes!

Para além da venda de todo o tipo de produtos para o “faça você mesmo” que outros serviços encontramos no seu Bricomarché?
A nível de serviços disponibilizamos entregas personalizadas, corte de madeira à medida, montagem de alguns equipamentos, instalações, projetos de cozinhas por medida, possibilidade de encomenda de móveis por medida, serviço pós-venda, cartão cliente com vantagens associadas. Temos ainda os cheques prenda, muito úteis para esta e outras épocas do ano.

O que é mais importante para si para o sucesso de uma grande loja deste tipo?
O mais importante para o sucesso de uma loja deste tipo é a sua equipa, a formação da mesma, a sua coesão e dinâmica. Uma equipa bem “oleada” é a chave para o sucesso.

O Bricomarché Carvalhos tem uma grande presença social na região. Qual a importância destas iniciativas e quais nos pode destacar?
Uma empresa tem uma obrigação social para com a comunidade onde se integra. Empresas pequenas ou grandes, devem sempre fazer um esforço para participar de alguma forma na vida social da sua comunidade. Não é preciso muito, é preciso ter vontade, estar presente, estar junto das instituições e perceber as suas necessidades. Temos sido parceiros regulares dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, da confederação São Vicente Paulo, do Centro Paroquial de Santo Onofre e da Tenda do Encontro. Vamos patrocinar a Petrus Run, caminhada solidária organizada pela Junta de Freguesia de Pedroso, que visa também dinamizar a freguesia para o desporto e o bem-estar.

Como é ser uma gestora neste meio, que ainda será predominantemente masculino?
No início senti alguma dificuldade, mas hoje sinto que cada vez mais somos aceites como iguais. Aliás, o Grupo Mosqueteiros na nossa insígnia tem já várias mulheres gestoras de lojas Bricomarché. É um motivo de orgulho para a Insígnia Bricomarché!

O que espera para este novo ano de 2022? Que mensagem quer deixar aos nossos leitores?
Espero que 2022 nos traga a todos muita paz, muita saúde e muita determinação para alcançarmos os novos desafios do ano que começa. Que não nos falte a esperança, a resiliência e a solidariedade nesta época, onde a união de todos nós é mais importante que nunca para o crescimento e a estabilidade do país, da economia, das empresas e das famílias.