Mulheres Inspiradoras

“É preciso muita persistência, resiliência e força de vontade.”

Mais do que prestar serviços de marketing digital, a SPAMMM assume-se como uma verdadeira parceira dos seus clientes nas mais importantes decisões de comunicação digital e marketing.
O rosto desta empresa é Maria Miguel Cabral, uma jovem empreendedora, que decidiu apostar no seu próprio negócio.

Criativa e inovadora, Maria Miguel Cabral decidiu estabelecer-se por conta própria e criar a SPAMMM, uma marca que promete oferecer trabalhos de excelência a quem a procura. “A empresa surgiu da procura da liberdade, da necessidade de criar, mas também da certeza de que poderia ajudar os outros a crescer, ajudar os pequenos a tornaremse maiores.” A dar cartas no mercado, a SPAMMM tem alcançado reconhecimento próprio através da sua identidade visual e da criação de estratégias de marketing, vocacionada para as pequenas e médias empresas e para a criação de novos negócios, apoiando todo o processo de criação da marca e fazendo a sua comunicação digital.
A SPAMMM oferece serviços que ajudam a desenvolver o negócio e o produto de acordo com as necessidades de cada cliente. Web design, marketing digital, fotografia, vídeo e design gráfico fazem parte do leque de serviços. “Nesta área há uma procura enorme de vários tipos de serviço para colmatar algumas falhas dentro das instituições”. O segredo é a aposta na inovação. “É necessário estar em constante atualização para propor as soluções mais avançadas e perceber muito bem a direção que um determinado empresário quer seguir.”

Apaixonada pelo marketing, Maria Cabral viu a implementação da empresa como uma oportunidade de
poder contactar diariamente com pessoas diferentes e juntar as áreas de que mais gosta. “Nunca sinto que estou a trabalhar, pois o processo criativo obriga, inevitavelmente, a recorrer a leitura de livros, ver filmes, na busca de inspiração. A minha paixão pelo marketing vem da possibilidade de juntar os meus hobbies no horário de trabalho.”
Fruto de muito trabalho e dedicação, a SPAMMM dirige-se, sobretudo, a empresas de pequena dimensão. “A minha ajuda é sempre virada para os pequenos negócios, aqueles que mais precisam de se destacar e nem sempre o sabem fazer. Quando o empresário aposta no online tem de conhecer o seu nicho de mercado e saber comunicar com ele.” Planear toda a comunicação para alcançar bons resultados é o requisito principal. “A comunicação carece de uma monitorização constante, a fim de se analisar a eficácia de todas as publicações, quer nas redes sociais ou no website e, se for o caso, alterar a estratégia para alcançar resultados mais satisfatórios.”

Mulher e empreendedora, Maria Cabral confessa que o caminho inicial não foi fácil. “No começo e como era muito jovem e tinha alguma insegurança, notei que havia alguma rejeição por parte de alguns empresários, curiosamente, na sua grande maioria mulheres.” Mas considera que houve uma mudança. “Felizmente, com toda a informação que tem sido partilhada, há uma maior atenção para as questões da
igualdade de género.”
Num mundo ainda predominantemente masculino, Maria Cabral considera que nem sempre empreender significa “sair da zona de conforto” ou “trocar o certo pelo incerto”. E deixa um conselho a todas as mulheres com espírito empreendedor que queiram apostar no próprio negócio. “É preciso estar no lugar certo à hora certa. Quando estamos a começar não é um mar de rosas, é preciso muita persistência, resiliência e muita força de vontade. Nem sempre os primeiros projetos vão ser os mais aliciantes, mas, no final, vai valer a pena.”