Mulheres Inspiradoras

“Apoiar as organizações na gestão das pessoas”

A proximidade com o cliente e candidatos é a imagem de marca da HumanSkills – HR, uma referência na área dos recursos humanos. A sua gestora e fundadora, Maria Varela Marques, destaca a importância da liderança autêntica e da segurança na comunicação, como fatores fundamentais para a competitividade e para o bom ambiente empresarial.

Com formação na área de gestão de recursos humanos, Maria Varela Marques criou a marca HumanSkills – HR há sete anos. Inspiradora e batalhadora, a empreendedora começou a trabalhar aos 15 anos no setor têxtil e atingiu o topo da carreira ao fim de um ano. A paixão por direito e psicologia levaram-na a escolher a área de gestão de pessoas. “Comecei a ter gosto pela gestão de pessoas porque eu sempre gostei de defender e ajudar os outros, e se realmente tivesse feito o percurso normal teria optado por
direito ou psicologia, mas ainda bem que segui gestão de pessoas, gosto bastante do que faço.” Com a missão “E porque trabalhadores felizes fazem uma empresa feliz, a nossa missão é apoiar as organizações na gestão dos seus recursos mais importantes – as Pessoas!”, a HumanSkills – HR apresenta-se no mercado com um leque diversificado de serviços. “Fazemos o recrutamento e seleção, a formação e desenvolvimento e o outplacement.”

O acompanhamento personalizado é o que diferencia a empresa. “Nós somos muito próximos do cliente e dos candidatos, começamos com um serviço de recrutamento e seleção, temos clientes com quem trabalhamos há cinco anos. O serviço é tão personalizado e diferente que fidelizamos automaticamente.” A HumanSkills – HR trabalha lado a lado com o cliente e dá resposta às necessidades reais, desde a formação, a gestão de carreira interna, a identificação de situações de risco e o trabalho da motivação das equipas. “Chegamos a determinada altura em que eu sinto que já sou parte das empresas e visto duas camisolas, a da HumanSkillsHR e a do cliente.”

O trabalho de terreno é um dos pontos essenciais para conhecer o clima organizacional da empresa cliente e acompanhar as pessoas. “Muitas vezes, em vez de pedirmos às pessoas que venham cá eu vou às instalações do cliente e faço as entrevistas no local de forma a facilitar e aprender um pouco mais. Desloco-me às instalações do cliente, acompanho-o, vejo e acompanho também as pessoas. É importante para nós o acompanhamento do candidato, mesmo depois de ser colaborador, após a integração. Esse acompanhamento começa no primeiro contacto e caminhamos lado a lado até à integração, e quando digo lado a lado significa que estamos realmente presentes em todas as fases do processo.” O foco principal é manter as pessoas motivadas e felizes. Fatores que, para além do lado humano, garantem uma melhor produtividade e rentabilidade às empresas.

A valorização do capital humano apresenta-se como fator de diferenciação e de sucesso empresarial, e Maria Varela Marques considera que já existe essa consciência. “Há muitas empresas que começam a ter uma preocupação real pelas pessoas. Já há empresas a recrutar para a área de desenvolvimento de recursos humanos e a apostar em gabinetes de felicidade organizacional, o já conhecido Chief Happiness Officer começa a fazer todo o sentido e ainda bem”. A empresária aponta como principais fatores para a competitividade e para o bom ambiente empresarial a liderança autêntica e a comunicação. “É fundamental trabalhar a segurança psicológica, a união das equipas e saber ouvir as pessoas, mas há muito mais, mas ficaríamos aqui umas boas horas porque o tema é verdadeiramente vasto e interessante.”

Felicidade organizacional
Continuar a crescer na área do desenvolvimento das pessoas é o principal desígnio da HumanSkills – HR. “Este é o meu foco principal e o que transmito às minhas equipas. Ajudar as pessoas a crescer.” A felicidade organizacional é outra das prioridades, sendo que hoje, no mundo empresarial, essa é já uma preocupação crescente. A HumanSkills – HR está já a pensar em criar um departamento com esse serviço. “Eu estou a frequentar agora um MBA e pretendo desenhar um novo serviço dentro dessa área para empresas que tenham real interesse em trabalhar a felicidade organizacional.”

Mulher e empreendedora, Maria Varela Marques confessa que o caminho inicial não foi fácil. “Ser mulher e criar empresas em Portugal ainda é um caminho de pedras.” Mas considera que já há um reconhecimento do seu trabalho. “Nós, para conseguirmos o mesmo, temos de fazer o dobro,
mas quando conseguimos o reconhecimento é maior.”

A HumanSkills – HR trabalha com clientes do norte do país até Lisboa, para além de multinacionais. “Neste momento são empresas do Reino Unido, Espanha, França, Holanda, Itália e Estados Unidos da América. Tivemos também um projeto para os Emirados Árabes Unidos.” Enquanto estrutura a empresa pretende continuar com uma dimensão pequena, aumentar a equipa sim, mas sem ultrapassar os dez colaboradores em território nacional e aumentar a presença internacional.

A título pessoal a empreendedora pretende criar um departamento ligado a ações de voluntariado internacional para apoiar a educação de crianças. Falta ainda definir onde, “talvez o país mais necessitado nesse âmbito, provavelmente África pelo gosto pela cultura. O objetivo passa por, através da empresa e de parceiros, alavancar uma organização criar uma escola que trabalhe na educação e na integração
dessas crianças noutros locais do mundo de forma a proporcionar oportunidades que não teriam.” Em suma, criar oportunidades para um futuro mais feliz.