Turismo

A excelência das praias de Oeiras reconhecidas com Bandeira Azul

Praia de Santo Amaro de Oeiras. Passeio Marítimo | Av. Marginal

As praias do concelho de Oeiras continuam a ser reconhecidas pela sua excelência. Prova disso é o facto de, pelo terceiro ano consecutivo, as praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias terem sido novamente distinguidas com Bandeira Azul.

Abrigada pelo Forte de São Julião da Barra, a Praia da Torre reflete uma beleza natural ímpar nas praias da Linha, com uma vista única que pode ser apreciada de cima, numa espécie de miradouro junto ao Mergulho da Baleia. É de ambiente familiar, águas calmas – ideal para crianças – e muito procurada pelos banhistas, sobretudo aos fins de semana.

Atravessamos o Porto de Recreio, também novamente galardoado este ano com Bandeira Azul, e chegamos à Praia de Santo Amaro de Oeiras, com o areal mais extenso, com mais movimento, por estar encostada à Marginal. Ali os banhistas confundem-se com os desportistas que passam pelo Passeio Marítimo. O sol prolonga-se até tarde e o dia pode estender-se no bar da praia ou no parque infantil criado na areia que é o ponto de interesse para os mais pequenos.

Em dias de ondas favoráveis é muito procurada pelos surfistas mais experientes, pela formação de uma onda desafiante que quebra em fundo de pedra.

É também na Praia de Santo Amaro que se desenvolve o projeto “Biblioteca de Praia” nos meses de verão, para aqueles que gostam de ler, bem como o projeto “Praia Acessível” destinada aos banhistas com mobilidade reduzida.

Seguimos pelo Passeio Marítimo e chegamos à Praia de Paço de Arcos, também conhecida por Praia Nova – em oposição à antiga praia de Paço de Arcos, a Praia dos Pescadores (que tem a mais-valia de ser permitida a cães).

O areal não é muito extenso, mas tem uma grande capacidade de lotação de banhistas. A proximidade ao centro histórico de Paço de Arcos é ideal para quem quer, depois da praia, ir aproveitar a boa gastronomia que ali se oferece.

Por fim chegamos à Praia de Caxias, ultimamente até noticiada por ser a eleita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para os seus banhos de mar à hora de almoço. Abraçada por dois fortes, o Forte de São Bruno e o Forte da Giribita, cada um situado num extremo da praia, a Praia de Caxias tem a mais valia de estar próxima de Lisboa e por isso é das mais procuradas pelos que estão na capital e também por quem vive nos arredores e que preferem evitar as praias mais turísticas.

Todas as praias têm vigilância, estruturas de apoio ao banhista, limpeza mecânica e manual diariamente, sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia. Viva o verão em Oeiras.