Mulheres Inspiradoras Turismo

“A AmazingMadeira.com foi criada e pensada ao detalhe”

Apaixonada pela sua ilha da Madeira e pelo turismo, Sandra Rodrigues cedo percebeu que escolheria esta área para trabalhar. Depois de concluir a Licenciatura, no Porto, regressou à “Pérola do Atlântico” e fundou a AmazingMadeira.com, onde agrega, gere e promove vários alojamentos locais espalhados pela ilha. As pontuações atribuídas pelos clientes falam por si, e revelam o cuidado, o profissionalismo e o atendimento personalizado dado pela empresa.

Sandra, em primeiro lugar peço-lhe que nos fale um pouco de si e que nos diga de onde vem esta paixão pelo turismo, pelo acolhimento, e pela Madeira?

Sou madeirense e uma apaixonada pela autenticidade da minha ilha que também é conhecida como a Pérola do Atlântico. Durante a minha infância lembro-me de ficar deslumbrada ao observar as guias turísticas explorando a cidade com os turistas. Lembro-me especialmente do brilho nos olhos dos turistas enquanto as guias falavam, foi algo me conquistou e influenciou a minha escolha de carreira. Anos mais tarde e graças aos meus pais, pude viajar para a cidade do Porto onde concluí a minha Licenciatura.

Criou o portal AmazingMadeira.com há quanto tempo? Pelo que pude perceber, têm uma proximidade muito grande com os vossos clientes, desde logo os proprietários dos imóveis, mas também com os hóspedes. É esse acompanhamento que faz a diferença neste mercado?

Após concluir a minha Licenciatura, voltei para a Ilha da Madeira e trabalhei em vários Hotéis. Passados seis anos tive a sorte de me cruzar com pessoas especiais que me incentivaram e convenceram do meu potencial para ter um negócio próprio e a partir desse momento iniciei esta aventura. A Empresa AmazingMadeira.com foi criada e pensada ao detalhe. O nosso diferencial é a personalização de serviço, pois o nosso foco principal é o contacto que temos com os clientes ou seja os proprietários dos imóveis que gerimos, existe um vínculo de negócio mas também uma forte vertente de confiança e amizade. A prova de que fazemos um trabalho exímio são as pontuações e comentários realizados pelos nossos hóspedes nas diversas plataformas internacionais de alojamento. A nossa ética de trabalho não nos permite praticar o self check-in, na minha opinião esta prática cada vez mais recorrente no AL faz com que se perca a verdadeira essência da arte de bem receber.

Este é um meio muito competitivo, com concorrentes de peso internacionais (Booking, Airbnb, Vrbo…). Como se consegue ter visibilidade no meio destes gigantes?

Não competimos com os gigantes internacionais, a relação que temos com os mesmos é de parceria comercial. Ao cooperarmos com plataformas internacionais conseguimos exponenciar a ramificação de canais de distribuição juntamente com a nossa plataforma www.AmazingMadeira.com.

Qual é a vossa tipologia de clientes? No caso dos proprietários, são sobretudo madeirenses?

A nossa carteira de clientes engloba madeirenses, mas 50% da nossa Empresa é composta por imóveis cujos proprietários residem em Lisboa, Reino Unido, França, Austrália e Singapura. Curiosamente alguns destes proprietários foram outrora nossos hóspedes e foram conquistados pelo profissionalismo da nossa equipa. Posteriormente, quando decidiram investir no ramo imobiliário, escolheram a AmazingMadeira.com para os representar. Para mim, esta é a maior validação de que estamos a fazer um bom trabalho. Sou muito grata pela equipa que tenho e por todos os clientes que nos escolhem.

E os hóspedes? São mais portugueses ou estrangeiros? Famílias, grupos, casais, viajantes solitários?

Trabalhamos com o mercado nacional mas, 90% dos nossos hóspedes são estrangeiros. Devido à oferta variada na tipologia de propriedades, conseguimos chegar a todos os nichos de mercado recebendo famílias, casais e viajantes a solo também. Neste momento também estamos a desenvolver um novo site, mais inovador, mais intuitivo e que estará online dentro de poucas semanas.

Têm várias parcerias com empresas que complementam o vosso trabalho, desde serviços de limpeza ao rent-a-car, por exemplo. Qual é a importância de estabelecer este tipo de parcerias para a rentabilidade da empresa?

Há dois anos surgiu a ideia de aumentar a nossa oferta de serviços pois queríamos prestar um serviço premium e tal não seria possível de obter apenas com a oferta de alojamento. A nossa carteira de serviços atual inclui alojamento, aluguer de viaturas, passeios privados de barco e tours privados em viaturas clássicas. De igual modo, aumentamos a vertente de apoio aos proprietários, criamos resposta imediata e regular em situações de manutenção, limpeza, lavandaria e engomadoria. De maneira a elevar ainda mais a fasquia da nossa oferta contamos ainda com parceiros importantíssimos e super profissionais com quem trabalhamos diariamente.

Os nómadas digitais são uma nova oportunidade para os alojamentos turísticos? Têm tido muitos pedidos nas propriedades que gerem?

Começámos a receber reservas de nómadas digitais há cerca de cinco anos e continuamos a trabalhar diariamente com esta nova tipologia de hóspede. Na minha opinião os nómadas digitais vieram equilibrar as ocupações oscilantes que eram outrora normais. Os nómadas digitais são hóspedes que viajam o ano inteiro e cujas estadias em média são superiores a 20 noites. Este tipo de hóspede é sem qualquer dúvida uma mais-valia para a Ilha da Madeira pois tem um grande impacto na economia da Ilha.

Enquanto anfitriã da Madeira, quer deixar alguma mensagem final em jeito de convite aos nossos leitores?

A Ilha da Madeira é um tesouro português. Na minha modesta opinião todos os portugueses deviam visitar a Ilha da Madeira pelo menos uma vez na vida. Temos cenários naturais genuínos, águas cristalinas, festas e eventos todo o ano e temos uma gastronomia tradicional fantástica. O clima subtropical e ameno durante todo o ano é sem qualquer dúvida uma vantagem para quem procura visitar a Pérola do Atlântico.

Não percam a oportunidade de conhecer esta Ilha que protege a maior floresta Laurissilva do mundo. Aquilo que a Ilha da Madeira possui é tão único e rico que é digno ano após ano de distinções e prémios a nível nacional e internacional. A título de exemplo gostaria de mencionar que a Ilha da Madeira foi eleita durante vários anos como “Melhor Destino Insular do Mundo” e como o “Melhor Destino Insular da Europa” pela World Travel Awards. Não adiem mais a vossa visita, venham conhecer este tesouro único português que é a Ilha da Madeira.