Contabilidade e Finanças Opinião

Contabilistas certificados, os porta-estandartes do compromisso e da confiança

Por Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Incerteza e prudência. As palavras escolhidas para começar este artigo estão longe de ser originais, mas é impossível escapar à envolvência de dúvida que nos rodeia, em múltiplas dimensões. Por isso, não é preciso uma bola de cristal para antecipar que 2023 será um ano repleto de incógnitas sociais, financeiras, económicas e ambientais.

Do lado das empresas, o setor que maior ligação tem aos contabilistas certificados, o cenário continuará a ser exigente. Com os custos a dispararem, as margens de lucro tornam-se ainda mais residuais. Todo este contexto exige ao contabilista certificado que adquira mais flexibilidade na sua atuação profissional, porque conhecer, em profundidade, o negócio do seu cliente mostra-se essencial para que este possa continuar a cumprir as suas funções e a aconselhá-lo nestes tempos de alta volatilidade, incerteza e insegurança. A resistência, a perseverança e o melhor conhecimento e aconselhamento técnico são trunfos que as nossas empresas terão de esgrimir para responder afirmativamente e ultrapassar os diferentes obstáculos que têm pela frente. E é neste particular que o contabilista se assume como parceiro e conselheiro. Hoje, exige-se ao contabilista certificado que seja um profissional versátil, com aptidões em muitos domínios. No fundo, um conceito dinâmico de profissional, com uma enorme capacidade de adaptação, essencial para se manter nesta atividade. A sociedade continua a reclamar destes profissionais mais competências e, por isso, estamos certos de que quaisquer que sejam os desafios que 2023 venha a colocar, os contabilistas certificados terão de caminhar a par com as empresas e os empresários.

Não tenhamos dúvidas: o sucesso do contabilista certificado também depende do sucesso dos seus clientes, os empresários. Esta é uma profissão no limiar do pleno emprego, mas que enferma de um grave problema estrutural: a capacidade de reter e atrair talento. Trata-se de uma lacuna que não é exclusiva, atingindo, igualmente, outras profissões liberais.

Enquanto isso, os contabilistas certificados continuarão a entrosar-se, diariamente, com os empresários, os seus clientes, guiando-os pelos caminhos do digital, da sustentabilidade e das melhores práticas no modelo de negócio seguido. Sempre como preparadores de informação fidedigna e atempada, um valioso sinal de confiança em sociedades em que este valor se encontra severamente ameaçado. Porque é de confiança e de compromisso que necessitam, os contabilistas certificados são os porta-estandartes desses valores, afirmando-se como parceiros indispensáveis no ecossistema económico, enterrando, em definitivo, algumas teses que os apontavam como um custo de contexto.