Gastronomia | Vinhos

Para apreciadores da melhor carne, e não só

O San Gallo abriu há pouco mais de três anos e afirmou-se já como um dos melhores restaurantes de Vila Nova de Gaia. Foi à mesa, como não podia deixar de ser, que conversámos com o proprietário, Roberto Santos, para perceber porquê.

Com “trabalho, muito trabalho”, é desta forma que Roberto Santos começa por nos contar o seu percurso até à decisão de abrir o seu próprio restaurante. Foram 12 anos de experiência na restauração, antes de escolher a zona industrial de Canelas, em Vila Nova de Gaia, para abrir o seu San Gallo. Os acessos são bons e rápidos para quem venha de norte ou do sul – a A29 é mesmo ali ao lado e a saída para a A1 fica a dois minutos.

Quando abriu o restaurante em finais de 2019, criado de raiz à sua imagem, Roberto Santos não podia imaginar o que aí vinha. A pandemia alastrou-se pelo país e os períodos de confinamento foram um duro teste à resiliência de muitas empresas. O San Gallo resistiu, com o serviço de takeaway e as entregas a serem fundamentais nesse período. No meio de muitas incertezas, tudo fizeram para “manter o sonho” e trazer o restaurante até ao patamar onde se encontra hoje. As muitas cinco estrelas atribuídas pelos clientes no Trip Advisor ou no Google, não são por acaso, assim como as caras conhecidas que por aqui vão passando.

A entrada para o restaurante faz-se pela esplanada, confortavelmente aquecida no inverno. Assim que se chega à ampla sala principal, com capacidade para 220 lugares, as carnes em maturação captam de imediato a nossa atenção. A qualidade é visível e a extensa ementa reflete-a, nos imperdíveis Costeletão, Tomahawk ou T-Bone, por exemplo, sempre das melhores raças selecionadas.

Para além das carnes maturadas, a ementa faz-se também da boa e tradicional cozinha portuguesa – tripas à moda do Porto ou rojões à moda do Minho com arroz de sarrabulho, por exemplo – assados, variadíssimos grelhados na brasa (carnes e peixes) e mariscos. Apesar da inexcedível qualidade das carnes, há muitos outros pratos, e até sugestões vegetarianas. A carta de vinhos é muito completa e pretende chegar também a todos os gostos.

Roberto Santos não deixa em mãos alheias a seleção de cada ingrediente. Trabalha só com fornecedores que lhe garantam os melhores produtos, escolhidos pelos seus critérios de qualidade. Relembra-nos que o objetivo é “servir bem tudo”, embora reconheça um “carinho especial” pelas carnes, até pelas suas origens – é de Cinfães, terra de boa carne de raças bem conhecidas.

A palavra-chave deste espaço é “qualidade”, com a satisfação do cliente sempre como meta a atingir a cada dia.