Ação Social Poder local

Caldas da Rainha: um município que valoriza o envelhecimento com qualidade

O município das Caldas da Rainha foi, pela segunda vez consecutiva, distinguido com o Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento”. Para esta autarquia, que se esforça por contribuir para um envelhecimento de maior qualidade, a distinção concedida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é um reconhecimento de vários anos de trabalho.

O município das Caldas da Rainha tem vindo a desenvolver um conjunto de recursos exclusivamente dedicados ao envelhecimento, que funcionam com base em estruturas como o Concelho Municipal de Apoio à Pessoa Idosa (CMAPI), o Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa, as IPSS do concelho, as Juntas de Freguesia, bem como as forças e serviços de segurança.

Para além destas estruturas transversais de atuação, a autarquia possui, desde há 15 anos, uma Universidade Sénior, atualmente, com 339 alunos e 31 professores, que lecionam 36 disciplinas. Aqui, para além de se ensinar e aprender, há um conjunto alargado de atividades que advêm de disciplinas, como por exemplo: Walking Football; Educação Musical; Dança e Relaxamento; Yoga; Teatro e Expressão Dramática; Artes Decorativas e Florais, entre muitas outras. “São atividades que vão muito além do que é uma mera atividade letiva e que, normalmente, culminam numa grande e notável exposição anual”, adianta Conceição Henriques, Vereadora do Município. No centro da cidade opera, ainda, um Clube Sénior, aberto a toda a população, com uma vertente mais lúdica, vocacionada para a realização de diversas atividades.

No que diz respeito a programas de apoio, disponibilizam o Cartão Municipal do Idoso, que confere, dentro do que são os critérios de admissão, um conjunto de mais-valias para quem o detém. Também o Cartão Abem, que não é exclusivo para idosos, mas uma vez que se trata de uma comparticipação do município, em larga escala, em medicamentos para a população carenciada, acaba por abranger esta faixa etária, visto que, por norma, é a que mais necessita de uma maior quantidade de fármacos. Outra iniciativa, abrangente a todas as freguesias do concelho, é o Programa Seniores +, desenvolvido pela associação local Os Pimpões e que visa melhorar a qualidade de vida da população sénior, através da prática regular de exercício físico.

Com uma grande adesão por parte dos caldenses, o município pretende inovar, avaliar e melhorar o programa anual de atividades que organiza, aprofundar a relação com as estruturas locais de apoio à terceira idade, “que existe, que é bastante profícua e que deve ser aprofundada” e continuar a capacitar os serviços municipais.

“Os recursos não são ilimitados, evidentemente, mas esta é uma cidade onde há recursos, onde há interesse por parte da sociedade civil, onde há participação da rede social e, portanto, eu sinto que tenho todas as condições para continuar esta senda de aprofundamento das boas práticas, no que diz respeito ao envelhecimento ativo e ao bem-estar dos mais velhos”, conclui a Vereadora.