Cultura | Património

Museus são reconhecidos pelos seus projetos e iniciativas

Jardim Botânico do Porto | Museu de História Natural e da Ciência da U. Porto

A área da museologia é, cada vez mais, reconhecida como uma vertente essencial da cultura e que deve ser reconhecida pelas suas ações sociais, culturais e históricas. A Associação Portuguesa de Museologia realiza, todos os anos, “Os Prémios APOM – Museu do Ano”, distinguindo, em mais de 15 categorias, museus e instituições diretamente ligadas à museologia.

A cultura é representada por diversos profissionais e institui-ções. No que toca às instituições, os museus têm um papel im-portante na sua promoção, para além de protegerem e preser-varem todo um património.

De acordo com a Comissão Nacional da UNESCO existem mais de 55 mil museus no mundo e Portugal possui mais de setecentos. A Associação Portuguesa da Museologia (APOM) foi a primeira organização profissional, ligada aos museus, a ser fundada em Portugal. Em 1965, a APOM nasce com o objetivo de apoiar os profissionais de museus portugueses. Hoje, ao principal objetivo, junta-se a pretensão de transmitir conhecimento de museologia e de todas as suas áreas disciplinares, promovendo reuniões, visitas de estudo, conferências, exposições e publicações. Para além disso, a APOM pretende divulgar o trabalho dos museus e dos seus profissionais à população portuguesa.

Perante este contexto a APOM desenvolve diversas iniciativas que colocam os museus em destaque na agenda social e cultural e dá-lhes meios para poderem crescer e criar novos projetos. Uma delas é “Os Prémios APOM – Museu do Ano”, criados com o objetivo de distinguir os museus, que naquele ano, se tenham destacado pelos seus projetos, políticas, ações ou iniciativas. O prémio físico tem como referência a escultura “Biblioteca Specularis”, integrante da exposição coletiva “Within Light/Inside Glass, an intersection between Art and Science” em Veneza. A partir desta foram concebidas quatro esculturas em vidro, representando os Prémios APOM. De acordo com a associação, estas esculturas materializam a ideia de transformação do tempo em espaço que os museus transmitem. Todos os anos, o museu vencedor do “Museu do ano” recebe o prémio e irá mantê-lo durante um ano. Na edição seguinte uma das peças fica com o antigo vencedor e o troféu – recomposto com uma nova peça – é entregue ao seu sucessor. Para além deste prémio, os museus ou instituições que tenham trabalhado numa relação direta com a área da museologia são também distinguidos, com prémios e menções honrosas, em mais de 15 categorias, tais como “Museólogo do ano”, “Estudo sobre Museologia”, “Fotografia sobre património”, “colecionador”, trabalho jornalístico”, entre outros.

A edição deste ano decorreu no dia 26 de maio, no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro, Sintra. Contou com cerca de 150 participantes, estando presentes na cerimónia cerca de 200 profissionais da área da museologia e representantes de instituições.