Ação Social Poder local

O compromisso social para com uma “Geração Pérola”

A Câmara Municipal de Coruche assume, há mais de dez anos, um compromisso com a comunidade sénior, desenvolvendo várias iniciativas. Foi graças a este envolvimento que o município foi distinguido com o selo Comunidades Pró-Envelhecimento pela ordem dos psicólogos portugueses.

A Vereadora da Câmara Municipal de Coruche, Fátima Galhardo, revela-nos todas as atividades e iniciativas que têm vindo a desenvolver para a comunidade mais sénior e expõe quais são os seus objetivos e estratégias, lembrando que “se hoje nós usufruímos das mais diversas componentes, devemo-lo a uma ‘geração pérola’”.

Todo o trabalho que têm vindo a desenvolver há mais de dez anos teve o seu reconhecimento com o selo Comunidades Pró-Envelhecimento pela ordem dos psicólogos portugueses. A sociabilização, a atividade-física, a qualidade de vida, o bem-estar e, futuramente, a saúde mental são, para a Câmara Municipal de Coruche, pilares fundamentais.

Na vertente do desporto, destacam-se as aulas de atividade física e de hidroginástica, muito populares entre os seus participantes: “reconhecemos que, quando interrompemos as atividades em julho, eles notam a diferença e isso é a prova que estamos a fazer um caminho que é o correto”, afirma a vereadora, acrescentando que têm as pistas das piscinas quase sempre todas preenchidas.

Na área da saúde e do bem-estar são desenvolvidas um conjunto de atividades em colaboração com a Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC). Por exemplo, sessões sobre a importância da hidratação: o município entendeu que muitos idosos, ao longo da sua vida, não tiveram cuidados com a sua pele e, hoje, têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre estes temas e começar a adotar outros hábitos saudáveis. A vereadora de Coruche também destaca as sessões de boas práticas alimentares e de estimulação cognitiva. São também desenvolvidas várias atividades que promovem a intergeracionalidade, isto é, o contacto e relação dos mais velhos com os mais novos. Muitos avós deslocam-se às escolas para contar histórias da sua vida, especialmente no Dia dos Namorados, para que os mais pequenos possam perceber a diferença entre as relações amorosas de antigamente e de hoje em dia.

A juntar a estas iniciativas, o município de Coruche dá uma particular atenção aos seus idosos isolados, aos quais realizam visitas domiciliárias para poderem dar um maior apoio. Esta prática iniciou-se durante a pandemia Covid-19 e demonstrou-se muito importante para a comunidade sénior – “percebemos mesmo que não a podíamos tirar do terreno”.

As preocupações futuras estão na prevenção de patologias, principalmente na área da saúde mental, e, para isso, a Câmara de Coruche já criou parcerias com a Alzheimer Portugal e com a Associação FARPA, de modo a que os possam a ajudar a pensar em boas práticas.