Ação Social

Selo Comunidades Pró-Envelhecimento

A Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu o selo Comunidades Pró-Envelhecimento a 72 concelhos e juntas de freguesia pelas suas práticas de promoção do envelhecimento saudável.

Foi a 14 de abril, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, que a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) distinguiu, ao todo, 72 concelhos e juntas de freguesias, com o selo Comunidades Pró-Envelhecimento. A ordem, em comunicado, refere que os selos pretendem “reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas” que apresentem políticas, programas, planos estratégicos e práticas relacionadas com a “promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

O bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, explica que o selo, para além de incentivar boas práticas, também as promove, de modo a que outras comunidades e locais possam conhecê-las e até desenvolvê-las. “A sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”, destacou, na cerimónia, o Secretário de estado da Segurança Social. Gabriel Bastos referiu ainda a importância que as autarquias têm ao adotar determinadas medidas “que melhor respondem à realidade desses territórios”.

Com este selo, a OPP acredita que está a contribuir para uma sustentabilidade social e económica, destacando a importância de investir no “rico capital humano que Portugal possui”, ou seja, os mais velhos. O seu último objetivo passa por construir uma sociedade que promova o bem-estar e a contribuição de todos os cidadãos, independentemente da altura da vida em que estes se encontrem.