Contabilidade e Finanças Mulheres Inspiradoras

Liderança inspiradora e compromisso com a excelência em contabilidade e consultoria fiscal

Foi ainda durante o liceu que Estela Justino soube que a sua vida profissional passaria “pelos números”. A decisão pela área da contabilidade começou ainda no ensino secundário, levando-a a percorrer um longo percurso de 17 anos de experiência profissional em ambiente multinacional, o que lhe permitiu adquirir um amplo conhecimento tanto no aspeto profissional como sobre relações humanas.

Ao ser mãe, o desejo de acompanhar de perto o crescimento dos filhos impulsionou-a a trilhar o seu próprio caminho. A experiência profissional sólida e a independência, responsabilidade e criatividade que a caraterizam fizeram com que decidisse concretizar o seu sonho de empreender e fundar a sua própria empresa, com uma identidade única e “autonomia para implementar as suas ideias de negócio”.

Assim, nasceu a Star Accounting Portugal, uma empresa especializada em serviços de contabilidade, recursos humanos, consultoria fiscal e de gestão.

Como líder, Estela Justino ressalta as condições necessárias para se tornar CEO de uma empresa. Além do alinhamento com o propósito organizacional e foco em resultados, habilidades de liderança, dedicação e atualização profissional contínua são fundamentais. A atitude, a transparência e a inteligência emocional são caraterísticas essenciais para inspirar e motivar equipas integradas.

Apoio pós-pandemia

Desde a pandemia que o contexto macroeconómico ficou marcado pelo aumento da inflação e das taxas de juro, o que resultou em anos de desafios constantes aos quais a Star Accounting Portugal não passou ao lado. Apesar das adversidades, a empresa manteve o seu foco no atendimento personalizado aos clientes e na sustentabilidade.

Estela Justino destaca que a equipa está disponível para auxiliar os clientes na elaboração de cenários, cálculos de riscos e definição da liquidez financeira necessária para enfrentar potenciais crises. Além disso, a empresa estará presente para ajudar na reorganização dos negócios e no planeamento de recuperação das organizações afetadas no pós-crise, que estarão financeira e operacionalmente fragilizadas.

Economia e sustentabilidade

De acordo com a CEO, a sustentabilidade sempre esteve presente na estratégia empresarial da Star Accounting Portugal. A empresária destaca o compromisso em abordar as questões ambientais e sociais em todas as atividades da empresa e no relacionamento com os clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

Diante das perspetivas de uma recessão económica mundial, a Star Accounting Portugal pretende inspirar os seus colaboradores e preparar a empresa para enfrentar crises e desafios, identificando oportunidades e riscos para definir a melhor estratégia. Além disso, a ambição passa por ser reconhecida pelos clientes pela qualidade do serviço prestado, como empresa modelo no segmento, e por ser um “parceiro de excelência”.