Mundo Empresarial

De “portas abertas” de Braga para a Europa

Fundado em 1997, o Gardengate Group iniciou a sua atividade, no mercado nacional, com o fabrico de painéis de alumínio para portas de entrada. Atualmente, no mercado europeu, é uma referência no que diz respeito a produtos em alumínio, especialmente na área da habitação.

O Gardengate Group foi criado por dois irmãos e, desde sempre, dedicou a sua atividade ao alumínio. “O cariz altamente inovador dos seus produtos, nomeadamente ao nível da tecnologia de enchimento desenvolvida, foi determinante para o sucesso alcançado ao longo dos tempos”, afirma Ricardo Correia, Administrador do Grupo. Em simultâneo, desde cedo, os fundadores consideraram estratégica a internacionalização do negócio, tendo-se focado no mercado europeu, em geral, e no francês em particular.

“Este espírito altamente empreendedor, aliado a uma boa visão estratégica, foi crucial para o surgimento de novas oportunidades junto dos principais players europeus do setor”, o que permitiu ao grupo, de uma forma substancialmente rápida, diversificar o portfólio e reforçar a competitividade, sendo, hoje em dia, “uma referência no mercado europeu no que concerne a produtos em alumínio, designadamente na área da habitação”.

O grupo acredita que os principais fatores que contribuíram e contribuem para o sucesso alcançado no mercado estão relacionados com a visão estratégica e com os valores que defendem desde sempre, como é o caso da humildade, do compromisso, da coragem e da perseverança, “sempre alicerçados na excelência e na qualidade”.

O slogan do Gardengate Group – “with open doors” – reflete, acima de tudo, a forma de ser do grupo, o modo como encara os constantes desafios que vão surgindo e que acreditam ser o caminho para garantir um desenvolvimento sustentável do grupo e de todos os que o rodeiam.

A convicção é de que uma organização só é capaz de perdurar no tempo se se mantiver atualizada, modernizada e competitiva. “Para isso, no nosso entendimento, é fundamental estarmos constantemente disponíveis para ouvir todos os nossos stakeholders e permanecermos atentos às dinâmicas e mutações do contexto em que nos inserimos, adotando uma atitude de melhoria continua, que deve ser intrínseca e transversal”, reitera o Administrador.

A cultura de abertura e de cooperação do Gardengate Group, bem como a política de ESG que tem vindo a ser seguida, fez com que se associassem à AE Minho. “Consideramos que devemos ser um elemento ativo no contributo para a promoção da iniciativa empresarial na região onde estamos inseridos, que será determinante para o seu desenvolvimento económico, social e cultural, do qual todos sairemos beneficiados”.

Na opinião de Ricardo Correia, o fator crucial para o desenvolvimento sustentável da região e do país, de forma a ser possível uma melhoria das condições de vida dos cidadãos, é a criação de valor acrescentado. Para isso, considera “fundamental a aposta contínua no conhecimento, na tecnologia e na inovação”.