Gastronomia | Vinhos Turismo

Uma Rota de sabores genuinamente portugueses

A “Rota Turística e Gastronómica dos Queijos Centro de Portugal” é um projeto que visa a criação de um itinerário turístico e gastronómico associado aos queijos com Denominação de Origem Protegida – DOP – da Região Centro. Trata-se de uma oferta turística sustentável e identitária, que tem como missão dar a conhecer os queijos do Centro com este distintivo e, consequentemente, impulsionar o seu consumo.

A “Rota Turística e Gastronómica dos Queijos Centro de Portugal”, promovida pela Inovcluster e financiada pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar – linha de apoio à valorização Turística do Interior – é uma possibilidade a ter em conta por quem procura desfrutar de dias de descanso em contacto com a natureza e com o espaço rural. Também o é por quem vai em busca de experiências peculiares e profundamente enraizadas nas culturas dos seus territórios e por quem dá prioridade a propostas que vão ao encontro de elementos identitários, como a história, as tradições, os costumes e a gastronomia. Por se tratar de uma iniciativa inclusiva, estará adaptada a pessoas com necessidades especiais, isto é, acessível a todos.

Na aplicação e no website dedicados a este projeto, que se encontram disponíveis em três idiomas – português, espanhol e inglês – é possível descobrir os roteiros propostos e todas as experiências turísticas. Assim, o dinamismo que diferencia esta Rota dá, ainda, ao visitante a autonomia para construir o próprio roteiro, registá-lo na aplicação, prolongar a experiência ou combinar algumas das propostas, conforme interesses e objetivos. As opções passam por um roteiro geral pelas três DOP, por roteiros específicos sobre cada DOP, propostas para um, dois e três dias, propostas complementares e, por fim, cada visitante tem a oportunidade de personalizar a própria visita.

Aqui, é possível desfrutar de ofertas únicas associadas à fileira dos queijos com DOP, como, por exemplo, vestir a pele de pastores, acompanhar rebanhos, participar em ordenhas, visitar queijarias, museus, fábricas de burel, trilhos, castelos e aldeias, fazer provas de degustação e integrar workshops de produção de queijos.

Todos os aderentes estão, de igual forma, em destaque na aplicação e no website, onde, de forma cómoda, o visitante poderá aceder a imagens exclusivas, fazer as suas reservas diretamente com os agentes e saber tudo sobre a experiência. Entre outros, horários, preços e promoções especiais. O visitante encontra numa só página a informação que necessita para uma estadia na Região Centro, de forma estruturada e intuitiva. Se o website será o braço direito na preparação da viagem, no terreno, o melhor é levar a aplicação para todo o lado, de forma a garantir que a passagem pelo território é aproveitada ao máximo. No terreno, todos os aderentes serão facilmente identificados com sinalética física própria, trabalhada de maneira a garantir uma identidade representativa da autenticidade do produto turístico. Os materiais utilizados são sustentáveis, não fosse esta uma Rota digital, que apela, precisamente, à sustentabilidade. Importa, ainda, destacar que todos os aderentes foram capacitados e sensibilizados para a importância desta Rota Turística e Gastronómica e para a promoção dos Queijos com DOP do Centro de Portugal.

Este itinerário permite melhorar a atratividade de um destino ímpar, estimulando a economia local e sendo uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios de baixa densidade, sensibilizar para a importância de consumir queijos com DOP da Região Centro, detentores de um património sui generis, com uma profunda ligação ao saber fazer das suas gentes. É também uma forma de preservar paisagens, sabores e tradições bem portuguesas e que caraterizam de forma singular as três regiões: Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal.

Num total de 46 aderentes, a proposta pretende, acima de tudo, estruturar e qualificar um produto turístico com potencialidades para melhorar a atratividade do território e formar um elemento dinamizador do turismo da região. Assim, sugere mais de 50 experiências ligadas à Fileira dos Queijos com DOP, bem como, oito roteiros pelas três regiões do Centro de Portugal onde são produzidos.

Os queijos com DOP do Centro de Portugal

Distinguir um queijo com Denominação de Origem Protegida é bastante fácil. Todos eles têm um selo que atesta a qualidade de serem produzidos com leite nacional, proveniente, apenas, das áreas geográficas delimitadas em cada região com DOP, de terem um modo de produção consoante o rígido caderno de especificações correspondente e de seguirem rigorosas regras de salubridade e de segurança alimentar. O leite cru de ovelha ou de ovelha e cabra, de raças autóctones ou perfeitamente adaptadas a estes territórios, é a matéria-prima fundamental para a produção dos Queijos da Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal. Apesar de serem diferentes, todos têm em comum a DOP, as caraterísticas são distintivas e os sabores tão únicos em Portugal.

Quem optar por usufruir desta Rota, “contribuirá fortemente para a valorização dos Queijos com DOP, produzidos na Região Centro de Portugal, e de toda a sua Fileira, mas também para a preservação do património, da autenticidade dos territórios e das paisagens, através da manutenção dos campos”. Na verdade, quem prefere os produtos com Denominação de Origem Protegida “está a contribuir para
preservar uma atividade económica relevante para a Região Centro, valorizando a profissão de pastores e de queijeiros e combatendo a desertificação em espaços rurais”.

Aconselhamos que descarregue a aplicação Rota Queijos Centro Portugal (no Google Play ou App Store) e que visite o site oficial da Rota, em www.rotaqueijoscentrodeportugal.com, onde pode conhecer as sugestões de roteiros para um, dois ou três dias, assim como os vários agentes turísticos envolvidos e muitas outras sugestões.