Ambiente

A Certificação “Coração Verde” a favor do bem-estar ambiental

Fotografia: LIPOR

A LIPOR é uma organização que gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. De forma a otimizar as boas práticas de gestão ambiental e a acelerar a predominância de comportamentos sustentáveis, criou a Certificação “Coração Verde”.

A LIPOR – Associação de Municípios para Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto – enquanto entidade promotora, tem vindo a investir num compromisso de proximidade com a comunidade, sobretudo no âmbito da promoção de boas práticas para diminuir e valorizar os resíduos urbanos, como forma de envolver o cidadão e de aumentar a consciência ambiental.

“Considera-se fundamental dar um passo na valorização do compromisso para com o ambiente, visando o reconhecimento de boas práticas ambientais adotadas por parceiros cuja visão e missão comungam com os da LIPOR”, explicita a organização, em normativo. É desta forma que surge a Certificação LIPOR, que contempla a identificação, implementação e partilha de ações que fomentam a crescente sustentabilidade ambiental dos parceiros envolvidos, em especial nas áreas da Prevenção, Tratamento Local e Gestão de Resíduos, Conservação dos Ecossistemas e Comunicação, Sensibilização e Educação Ambiental.

Os principais objetivos da Certificação LIPOR passam por reconhecer, adotar e implementar práticas sustentáveis na área dos resíduos, envolver a comunidade em prol de uma participação mais ativa nas ações de responsabilidade ambiental, monitorizar o impacto das iniciativas implementadas e reconhecer as práticas sustentáveis na área dos resíduos, com a Certificação “Coração Verde” (CCV) ou respetivos subníveis de distinção.

A CCV representa o grau mais elevado de reconhecimento no modelo de certificação da LIPOR, implicando uma atuação abrangente nas áreas de trabalho já mencionadas. Além disso, existem subníveis de distinção, que reconhecem práticas específicas em determinadas áreas de trabalho, que podem ser obtidos independentemente da CCV, quando os candidatos não estão em condições técnicas e operacionais de obter a Certificação “Coração Verde”.

Um dos subníveis de distinção é o “Não ao Desperdício”, que se rege pelas boas práticas de prevenção e tratamento de resíduos a nível local, juntamente com a adoção de medidas de apoio, tais como comunicação, sensibilização e formação. Outro deles é o “Reciclar é Dar+”, que distingue a aplicação de estratégias de gestão sustentável de resíduos, juntamente com a adoção de medidas de apoio, tais como comunicação, sensibilização e formação. Existe, ainda, o “+BIO”, que atribui a distinção pela consumação de práticas na preservação dos ecossistemas e pela adoção de medidas de apoio, como comunicação, sensibilização e formação.

Esta iniciativa destina-se a organizações do setor público e privado, a estabelecimentos sociais, educativos, comerciais e de restauração (restaurantes e cantinas), a espaços verdes, a famílias e a promotores de eventos festivos, desportivos e culturais, que pertençam à área de atuação da LIPOR.