Ambiente

Mais de 30 anos a criar cães Serra da Estrela

Suzette da Mota Veiga dedica-se à criação de cães Serra da Estrela desde 1987, dando-lhes a melhor casa que poderiam ter – A Quinta de São Fernando, em Manteigas. É um espaço com cerca de dois mil metros quadrados com muita vegetação e vários abrigos. Um ambiente tranquilo e acolhedor, perfeito para estes cães imponentes mas extremamente afáveis.

Eternamente apaixonada por animais, Suzette sabia que teria de dedicar-lhes sempre algum do seu tempo. Quando se mudou da Suíça para Portugal e conheceu a raça de pastores Serra da Estrela não lhes conseguiu. Justifica esta admiração pelas principais caraterísticas destes cães: “É um cão muito inteligente, fiel e gosta muito de crianças. Sabe guardar e observar sem ser agressivo e tem, também, uma caráter muito independente e paciente. No entanto, precisa de um dono que saiba compreender as suas reações e de muito espaço por onde andar”. Apesar da sua envergadura estes animais são muito meigos e afetuosos, verdadeiros amigos, companheiros e protetores.

Nos anos 80 esta espécie encontrava-se em vias de extinção e poucos eram os seus criadores, sendo maioritariamente utilizados para proteção de rebanhos. Hoje essa já não é uma realidade e os portugueses mudaram a sua mentalidade, acolhendo os cães Serra da Estrela como parte da família: “A raça está muito longe da extinção, houve uma grande evolução nas últimas décadas”. Suzette da Mota Veiga está entre as primeiras criadoras desta raça em Manteigas, conseguindo atualmente quatro a cinco ninhadas por ano. A criadora demonstra uma grande preocupação no momento em que alguém pretende adotar um Serra da Estrela, uma vez que é necessário conhecer todas as suas necessidades e ter condições para acolher uma espécie deste porte. É essencial que estes cães tenham espaço para correr e brincar e, no inverno, tenham forma de se aquecerem.

Suzette Veiga continua, ao fim de mais de 30 anos, a divulgar a raça e a atrair pessoas que gostam destes cães: já foi premiada em competições internacionais, participa frequentemente em exposições caninas, onde pode conviver e partilhar experiências com outros criadores e já escreveu dois livros sobre a raça. A obra “Novo Guia Prático do Cão Serra da Estrela” chegou mesmo a esgotar os exemplares. Para além disso, criou também associações dedicadas à preservação e divulgação da raça – A LICRASE e a APCSE.

No canil da Quinta de São Fernando não é necessário haver a intenção de acolher um dos cães para poder visitá-los e conhecê-los. Mediante marcação, é possível conviver com o Cão Serra da Estrela. Suzette Veiga já recebeu visitantes de vários recantos do mundo: França, Estados Unidos, Suíça e Brasil são só alguns exemplos.

Para conhecer melhor este ambiente e poder interagir com estes cães fascinantes basta deslocar-se até ao canil da Quinta de São Fernando. É lá que estará Suzette da Mota Veiga, pronta para receber todos os visitantes e esclarecer as suas dúvidas.


QUINTA DE S. FERNANDO, APARTADO 16, MANTEIGAS

TELM.: 91 946 53 18 | E-MAIL: SUZETTE.VEIGA@SAPO.PT