Ação Social

Bandeira Verde reconhece 108 municípios como amigos da família

Entrega de bandeiras as autarquias familiarmente responsaveis, em Coimbra.

A 15º edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu a Bandeira Verde “Autarquia + Familiarmente Responsável” a 108 municípios, no âmbito das políticas amigas da família. Os municípios de Lousada e Castro Marim ainda foram distinguidos com a “Medida + Inovadora”.

A bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável” foi atribuída a 108 municípios, que representam no seu conjunto mais de cinco milhões de portugueses. Esta distinção aconteceu na reitoria da Universidade de Coimbra e foi entregue pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). O apoio a pessoas em situação de fragilidade social, desde a habitação à saúde, acontece em 97% destas autarquias distinguidas e o apoio ao nascimento é prestado em 54% delas.

O Observatório ainda distinguiu na sua 15º edição dois municípios com a “Medida + inovadora”: Lousada pela criação de uma bolsa de cuidadores que auxilia muito os cuidadores informais e Castro Marim pela isenção do IMT no crescimento do agregado familiar e pela “redução extraordinária do IMI para reter famílias no concelho”, referem em comunicado.

A Coordenadora do OAFR, Vitória Salvado, ressalta a importância do apoio a famílias com necessidades especiais e a resposta que as autarquias têm dado: “o reforço dos apoios às famílias com necessidades especiais reflete a conjuntura que vivemos e a capacidade de resposta das autarquias, confirmando a proximidade como fator crítico das políticas públicas”.

No ano em que celebra 15 anos de atividade, o OAFR registou o maior número de participantes no inquérito – 149 municípios, o que traduz uma auscultação de 48% das 308 autarquias nacionais A edição deste ano foi a que registou maior número de participantes no inquérito às autarquias – um total de 149 municípios, 48% do total nacional. Perante este contexto, 18 municípios recebem a bandeira verde pela primeira vez e seis já são distinguidos desde a primeira edição: Torres Vedras, Vila de Rei, Cantanhede, Vila Real, Torres Novas e Angra do Heroísmo. O distrito de Coimbra é o que detém mais municípios premiados (15).

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas criou o OARF em 2008 já com o objetivo de distinguir e divulgar as melhores políticas e práticas dos municípios no âmbito da “responsabilidade familiar”.