Desporto

Federação Portuguesa de Andebol é condecorada pelo Presidente da República

portal.fpa.pt

Durante a cerimónia de receção da Seleção de Andebol em cadeira de rodas, a Federação Portuguesa de Andebol foi condecorada, por Marcelo Rebelo de Sousa, com o título de membro honorário da Ordem do Mérito.

A seleção de andebol em cadeira de rodas sagrou-se campeã europeia e mundial em novembro do ano passada. O presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu-os esta quinta-feira na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa. Foi durante esta cerimónia que o presidente decidiu condecorar a Federação Portuguesa de Andebol com o título membro honorário da Ordem do Mérito, referindo que sem o seu trabalho e do “seu grande presidente” os sucessos da seleção “não teriam sido possíveis”.

“O andebol deve muito à federação, e a esta liderança da federação, que realmente é empolgante, é entusiástica, e levou os portugueses a empolgarem-se”, elogiou.

De qualquer forma, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que, mais tarde, irá homenagear cada um dos elementos da Seleção de Andebol em cadeira de rodas. “Primeiro a instituição, depois as pessoas”, afirma o presidente, para justificar esta primeira condecoração.

“Mas é uma grande equipa, e que vocês fazem parte dessa equipa. Isto é de todos, eu entrego ao líder de todos”

O chefe de estado acrescentou que “o andebol português está a viver uma grande fase” e que o país começa a ser “uma potência no andebol”. No entanto, lamenta que este desporto não seja praticado por muito atletas e que não seja “muito apoiado no desporto escolar”.