Mundo Empresarial Saúde e Bem-Estar

Physiobox : “Promover a saúde e potenciar a performance”

Treino com atleta ou cliente na Physiobox - - Centro de Reabilitação e Performance, clínica de fisioterapia de Vila Nova de Gaia
Não se trata apenas de uma clínica de fisioterapia. Localizada em Vila Nova de Gaia, a Physiobox é uma unidade privada de saúde, que dá primazia ao desenvolvimento das capacidades físicas, com métodos de treino e fisioterapia suportados em evidências científicas. Em janeiro celebraram o primeiro ano de atividade e o balanço é de um crescimento continuo que perpetua mês após mês.

Em que circunstância é que o Daniel [Ramos] e o Mário [Cruz] – ambos fisioterapeutas – decidiram avançar com este projeto?

A Physiobox é fruto de uma boa amizade com interesses convergentes. Depois de adquirirmos competências e experiência profissional, consideramos reunir as condições para oferecer um serviço ajustado e diferenciado às necessidades da população. Somos uma equipa jovem, informada e qualificada com dois grandes interesses: promover a saúde e potenciar a performance.

O que consideram ser diferenciador na Physiobox?

Diferenciamo-nos pela humildade e transparência. Fazemos aquilo que a evidência científica suporta. Atualmente existem centenas de terapias, convencionais ou alternativas. Grande parte delas não apresenta evidências que suportem o seu uso, mas, cada vez mais, vemos a população a procurar atalhos para a resolução dos seus problemas. Terapias passivas e isoladas dificilmente irão resolver um problema, especialmente se este for crónico.

Treino com atleta ou cliente na Physiobox - - Centro de Reabilitação e Performance, clínica de fisioterapia de Vila Nova de Gaia

A mensagem que transmitimos aos nossos clientes é a necessidade de serem fisicamente ativos, manifestando níveis de força e de mobilidade adequados. Este é o caminho que a ciência suporta no que à redução de lesões diz respeito. Privilegiamos o atendimento personalizado, por hora trabalhamos com um utente-atleta. Durante esse período, procuramos educar o atleta e potenciar o seu rendimento, providenciando um apoio verdadeiramente individual.

Não são apenas uma clínica de fisioterapia. O que pode encontrar quem recorre aos vossos serviços?

Quem nos visitar vai encontrar dois profissionais qualificados altamente motivados para reabilitar e otimizar a sua saúde e performance, seja um atleta de topo ou alguém que apenas procure uma melhor qualidade de vida. Vão encontrar uma unidade privada de saúde que dá primazia ao desenvolvimento das capacidades físicas, com métodos de fisioterapia e treino, suportados em evidência científica. Igualmente importante para nós, encontrarão um excelente ambiente de trabalho, muito familiar e descontraído.

Treino com atleta ou cliente na Physiobox - Centro de Reabilitação e Performance, clínica de fisioterapia de Vila Nova de Gaia

São vários os atletas de alta competição que já escolheram a Physiobox como o local ideal para a sua preparação física. Isso diz muito da vossa equipa e dedicação da mesma…

Sim, temos o privilégio de trabalhar com atletas incríveis, que dão sempre o seu melhor! O nosso objetivo é torná-los mais resilientes, reduzindo o risco de lesão. O desporto de alta competição não é saudável e as lesões fazem parte do jogo. Assumimos diariamente uma grande responsabilidade e a confiança que depositam em nós, exige que estejamos à altura. Procuramos identificar as necessidades de cada um e adotar estratégias para as desenvolver. Ser atleta de alta competição requer muito trabalho, empenho e dedicação. E no fim, nada como o sucesso e o reconhecimento para os premiar! E o sucesso deles é uma excelente recompensa para o nosso trabalho.

O mundo enfrenta a pandemia da COVID-19 e a indústria do fitness/desporto foi uma das mais afetadas. Como foi lidar com esta situação sem precedentes, e o que reserva o futuro?

É, sem dúvida, uma situação complicada, que exige muita responsabilidade a cada cidadão. É preciso estar informado e ter atitudes conscientes. Foi um período também ele, desafiador, que nos levou a encontrar estratégias à distância, que se mostraram até, muito eficazes. O futuro o tempo o dirá.

Estamos preparados e a cumprir as normas e diretrizes de segurança impostas pelas autoridades de saúde. É muito importante que se mantenha a prática de exercício físico, pois este traz inúmeros benefícios à nossa saúde.