Mundo Empresarial Saúde e Bem-Estar

Centro Animal de Francoim: “Animais cuidados por quem gosta de cuidar deles”

Centro Animal de Francoim em Sendim, Felgueiras, que é clínica veterinária e hotel

No Centro Animal de Francoim, para além das consultas e exames habituais dos animais, também há espaço para diversão. Aqui os seus amigos de quatro patas podem passar férias e têm à disposição tanto um quarto como outras comodidades. É mais que um hotel ou que uma clínica, é uma oferta diferenciadora para dar o melhor aos seus animais. Maria Isabel Menezes é a responsável por criar um espaço inovador e completamente distinto.

Como e quando foi fundado o Centro Animal de Francoim e o que levou a Isabel Menezes a tomar essa decisão?

Foi fundado em 2014 e abriu em março 2015. Foi uma ideia do meu pai, com a ajuda de um projeto da minha prima arquiteta, Margarida Monteiro (MUSGO).

Ser veterinária já era um desejo de criança, abrir uma clínica um desejo pós-curso, mas abrir uma clínica e hotel no contexto em que foi, foi uma ideia familiar, diferente de qualquer outro projeto, pois clínica e hotel inseridos no meio do campo, ainda não existia e foi, sem dúvida, o meu maior desafio profissional e de toda a minha vida até à data.

O Centro Animal de Francoim é muito mais do que uma clínica ou do que um hotel para animais. Apresente-nos os vossos serviços.

O Centro Animal de Francoim é uma clínica veterinária e hotel de animais, situado no meio campestre. É rodeado de natureza e a cinco minutos do centro de Felgueiras. Ao deixar um animal no nosso hotel, garante-se além de condições físicas que eu considero ideais, acompanhamento veterinário permanente, caso seja necessário e de enfermagem diário. Ao entrar, o animal é consultado por mim (veterinária) e ao sair também, acompanhando-o ao longo da estadia. São animais cuidados por quem gosta de cuidar deles, o que faz toda a diferença.

Sala de cirurgia do Centro Animal de Francoim em Sendim, Felgueiras
Sala de cirurgia

No que diz respeito à parte clínica, têm capacidade para realizar todos os exames e cirurgias necessários? 

Temos capacidade para realizar a maioria das cirurgias, todas as cirurgias rotineiras (castrações), dispomos de RX digital, ecografia. Contamos com colaboradores /especialistas veterinários para realizar ecografias mais detalhadas e cirurgias mais específicas, bem como laboratórios especializados em análises animais.

Que medidas devem os donos adotar para prevenir problemas de saúde dos seus animais de estimação?

Basicamente devem seguir o plano de vacinação e desparasitações recomendados. Desparasitações mensais até aos 6 meses de idade, depois, de três em três meses, vacinas a partir dos dois meses e anualmente. Para frequentarem o hotel, é obrigatória a vacina da raiva, doenças infeciosas, tosse do canil, além das desparasitações habituais e microchip. Devem apostar numa ração de qualidade desde cachorro também.

Que comodidades oferecem?

Os nossos quartos são constituídos por 1 parte interior, com acesso a uma exterior, individuais. Dispõe de piscina individual no terraço exterior, bem como uma piscina maior no recreio do hotel. Os passeios são realizados rotativamente, em grupo ou não, de acordo com comportamento individual de cada animal e desejos dos seus donos. Podem ser passeados à trela ou livremente, de acordo com o comportamento de cada patudo. Podem também usufruir de banhos e tosquias, bem como aproveitar a estadia para realizar cirurgias de rotina (castrações, por exemplo).

Há um prazer especial em salvar e salvaguardar os nossos amigos de quatro patas?

Sim, há. Sinto-me útil e a praticar o bem, sempre que cuido de cada patudo. Porque “os animais realmente falam, mas só àqueles que sabem ouvi-los”. E em cada um deles há uma palavra de gratidão imensa.

Hotel felino do Centro Animal de Francoim em Sendim, Felgueiras
Hotel felino

No que toca à parte de hotel, como é o processo de adaptação de um animal que sai da zona de conforto?

Como nas pessoas, cada animal é um ser individual. Tem o seu próprio carácter. A maioria dos animais adapta-se com imensa facilidade, e adoram vir para o hotel. Muitos não querem ir embora. Outros, precisam de mais tempo e paciência para se adaptar, principalmente na primeira estadia. Tal qual, quando deixamos as nossas crianças na creche. Primeiro choram e depois adoram.

Têm alguma ligação/parceria com associações de animais? Se sim, em que consiste?

Temos parcerias com várias associações de animais. Consiste em praticar preços mais acessíveis a determinados serviços: consultas, cirurgias, vacinações, estadias de hotel, etc.. para animais abandonados.

É incontornável falar sobre a nova pandemia provocada pelo novo coronavírus. Como isso afetou o vosso funcionamento e como se têm adaptado à nova realidade?

Este ano afetou principalmente a parte do hotel. Grande parte das pessoas não vão de férias ou foram obrigadas a cancelar os seus planos de férias, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Outras estão só agora a marcar, à última hora, situação que no ano passado surgia com menos frequência. Deste modo, o alojamento dos seus animais também fica alterado. A parte da clínica veterinária não está a ser, para já, fortemente afetada, felizmente.