Mundo Empresarial

Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana – Preservar e valorizar o Cordeiro Bragançano

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana (ACOB) é a entidade gestora do Livro Genealógico da Raça Ovina Churra Galega Bragançana Branca e Preta. Conta atualmente com 117 criadores da variedade Branca que exploram um total de 11.653 animais, e 47 criadores da variedade Preta explorando 2.607 animais. Uma das ambições da ACOB é criação de uma cooperativa de produtores de Ovinos desta raça, fundamental para a valorização desta raça.

O âmbito de ação da ACOB é a nível nacional, embora a grande percentagem dos animais desta raça se encontre nos concelhos de Bragança e Vinhais e, existindo também em número daca vez maior, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Chaves e Valpaços. A ACOB serve como meio de orientação dos criadores na conservação e melhoramento da raça, fazendo a ligação entre eles e os serviços oficiais.

Os animais desta raça, apresentam grande rusticidade, sobrevivendo no ambiente extremo caraterístico do nordeste transmontano. Sendo uma raça de aptidão para carne, o principal produto das explorações é a venda de cordeiro, o denominado ‘Cordeiro Bragançano’. Todavia, a lã que outrora tinha aproveitamento, passou a não constituir receita das explorações, por não ser valorizada pelos mercados.

A carne ‘Cordeiro Bragançano’ tem origem em cordeiros nascidos e criados num sistema de exploração extensivo tradicional. O peso médio da carcaça estimado situa-se entre os 10 e 12 kg, sendo os animais abatidos entre os 3 e 4 meses de idade.

A base da alimentação dos cordeiros é o leite materno. Em muitas explorações os cordeiros acompanham as mães pelo campo, alimentando-se da excelente qualidade dos pastos que caracterizam o nordeste transmontano. Esta alimentação poderá ser suplementada com recurso a forragens tradicionais, nomeadamente feno. Na alimentação dos animais não são utilizados agentes de crescimento, pelo que o consumidor pode disfrutar de uma carne biológica de excelente qualidade.

Desta forma pode-se afirmar que a particularidade do Cordeiro Bragançano prende- se com a raça, a sua a alimentação e o maneio. O pastoreio extensivo na maior parte do ano leva os animais a apresentarem um nível de gordura equilibrado na carne, músculo firme, tenro e de paladar excelente. A venda destes animais é principalmente feita a intermediários.

De forma a contornar esta situação a ACOB pretende criar uma cooperativa de produtores que terá como objetivo principal, o escoamento dos cordeiros, sendo esta uma das principais preocupações dos seus associados.

Na tentativa de promoção e valorização do cordeiro bragançano a ACOB integra a Associação NaturalCoop.

Contactos

ACOB
Largo Coronel Salvador Teixeira, Lote 69/70 R/c Dt.
5300 – 044, Bragança

Telefone:273 329 454
e-mailacobbraganca@gmail.com

Telefones úteis:
ACRIGA Macedo de Cavaleiros -278 426 546
Bons e Valentes – Associação de Criadores de Gado (Chaves) – 276 351 472
Bons e Valentes – Associação de Criadores de Gado (Valpaços) – 278 717 303
Coop. Agrícola de Palaçoulo- OPP – 273 459 106
Delegação Regional do Nordeste (Zona Agrária de Bragança) – 273 300 930
OPP Bragança – 273 331 760
OPP Vinhais – 273 771 710
Recolha Sirca (cadáveres) – 256 872 000