Atualidade Notícias

A Amazónia continua a arder

E já se vê do espaço. O governo do estado do Amazonas decretou situação de emergência no início do mês devido ao “impacto negativo da desflorestação ilegal e quimadas não autorizadas”.

Se compararmos com o mesmo período de 2018, o número de fogos no Brasil, este ano, cresceu 82%, tendo o país regisrado mais de 17 mil focos de incêndio até ao último domingo. E a região da floresta amazónica é a mais afectada.

No início de agosto, o governo do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus. Depois do Amazonas decretar a situação de emergência, o governo do Acree declarou estado de alerta ambiental, também devido aos incêndios em matas.

O jornal brasileiro ‘Estadão’, o investigador Alberto Setzer explicou que o tempo em 2019 está mais seco do que no ano passado, o que propicia incêndios, mas garante que grande parte deles não têm origem natural. “Nesta época do ano não há fogo natural. Todas essas queimadas são originadas em atividade humana seja acidental ou propositada. A culpa não ´do clima, ele só cria as condições, mas alguém coloca o fogo”, afirmou Setzer. A expectativa do especialista é que a situação piore ainda mais nas próximas semanas com a intensificação da seca.

O INPE, órgão do Governo brasileiro que levanta os dados sobre a desflorestação e queimadas no país, foi alvo de críticas recentes por parte do presidente Jair Bolsonaro, que acusou o instituto de estar a serviço de algumas organizações não governamentais por divulgar dados que apontam para o aumento da desflorestação da Amazónia.

A informação recentemente divulgada por este instituto refere que a desflorestação cresceu 88% em junho e 278% em julho. Contudo, o governo brasileiro nega estes dados.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de cinco milhões e meio de quilómetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (território pertencente à França).