Cultura | Património

Agenda Cultural

6 a 22 – Feira do Livro – Porto

Até dia 22 de setembro o festival literário fica instalado nos Jardins do Palácio de Cristal, numa edição que homenageia o pensador e ensaísta Eduardo Lourenço. Às bancas de livros associa-se uma vasta programação de acesso gratuito.

Até 15 – Feira de São Mateus – Viseu

A conhecida Feira de São Mateus, Guardiã das Feiras Populares começou em Agosto e estende-se até meados de Setembro. Na véspera do encerramento, 14 de setembro, atuam The Gipsy Kings.

12 – Comic Com Portugal – Lisboa, Passeio Marítimo de Algés

As opções não faltam na Comic Com Portugal onde o universo pop é explorado em detalhe, desde o mundo do cosplay, até aos jogos de tabuleiro, passando pela literatura e banda desenhada.

13 a 15 – Brew! Festival de Cerveja Artesanal – Coimbra, Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra

Nada melhor que uma fresquinha para aproveitar os dias quentes de Setembro. No Brew!, vão estar presentes mais de 100 tipos de cerveja artesanal. É a oportunidade ideal para os amantes da bebida conhecerem novas opções e talvez os que gostam menos encontrem uma que os faça mudar de ideias.

13 a 28 – III Festival de dança “Algures a Nordeste” – Bragança e Vila Real,

A terceira edição do festival de dança contemporânea está de volta. De destacar Tristão e Isolda da Companhia de Dança Contemporânea de Évora – uma viagem ao impossível, proíbido e trágico que explora o erotismo e combina dança, teatro e música.

13 a 28 – Festival de Objectos e Marionetas e Outros Comeres – Faro

Com mais espectaculos que as edições anteriores, a edição deste ano do FOMe propõem-se a justapôr as marionetas com experiências gastronómicas diversificadas, numa nova escala. O festival estende-se ao concelhos de Albufeira, Faro, Olhão, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira. É a maior edição do evento até hoje.

14 e 15 – Wine Music Valley – Lamego

O primeiro grande festival inspirado pelo vinho que nasce no Douro. Festival que celebra vinhos, gastronomia e música realiza a sua primeira edição num dos mais idílicos cenários a nível mundial – a margem do rio Douro.

15 a 24 – Braga Barroca – Braga

Embarque numa viagem aos séculos XVII e XVIII e experencie o estilo barroco em Braga. Desde jogos de época a workshops.

A partir de 19  – Porto Design Bienale – Porto

Obras expostas de cerca de 200 artistas, sete exposições, duas instalações no espaço público, dois ciclos de oficinas, uma conferência performativa e um evento de conferência e debate sobre Cultura Digital.

19 a 29 – Semana do Mar – Setúbal

Visitas a embarcações emblemáticos como os veleiros Pogoria e Fryderyk Chopin, a caravela Vera Cruz e o El Galéon. O restante programa incluí palestras, atividades desportivas, batismos de mar, passeios em embarcações tradicionais, street food e um espetáculo de fogo de artifício.

20 e 21 – Évora Creative Market – Évora

Assumindo-se com “um mercado urbano de produtos de autor, originais, de moda, joalharia, decoração, arte, cerâmica, gourmet”, o Évora Creative Market promete trazer surpresas às ruas de Évora. Os concertos, oficinas, gastronomia e street food são promessa e a entrada é gratuita. 

23 a 29 –  D’Arte  Festival das Artes – Cantanhede

O festival D’arte inicia-se com um dia dedicado à divulgação do concelho de Cantanhede. Nada melhor que um passeio que comece pelo centro da cidade de Cantanhede com a Praça Marquês de Marialva e o Museu da Pedra, o Biocant Park, a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença e termine na Praia da Tocha para quem deseja saber mais sobre a localidade.

26 a 29 – Feira das Colheitas – Arouca

É a maior festividade de Arouca e surgiu após a Segunda Guerra Mundial com o objectivo de estimular a agricultura. O programa é variado: exposições, música/concertos, tasquinhas, artesanato, velharias, venda de produtos do campo e regionais.

30 – Yann Tiersen

O criador das bandas sonoras de “Adeus Lenin” e “O Fabuloso Destino de Amélie” regressa a Portugal para dois concertos memoráveis. Dia 29 de setembro no Campo Pequeno e 30 de setembro no Coliseu do Porto, Yann Tiersen levará o público numa viagem sensorial e envolvente pelo seu mais recente álbum ALL, lançado no passado mês de fevereiro.