Gastronomia | Vinhos

Retiro do Raposo: comer e dormir com arinto no prato e no copo

Estamos em Bucelas, capital de Arinto, região que é berço de uma casta de uva branca, com denominação de origem protegida (DOP). Perto da Igreja Matriz de Bucelas, que assinala o centro da Vila, damos com o Retiro do Raposo, recanto amplo e tranquilo, que repousa aos pés da Serra de Monte Serves.

O espaço interior é acolhedor e contrasta com o exterior verdejante. Em cada cadeira, uma manta contribui para a atmosfera aconchegante do restaurante, que já vai na terceira geração da família Raposo. “O Retiro do Raposo começou no tempo do avô, como taberna. Há mais de 60 anos que é restaurante, mas mantém a traça original e preserva o património herdado”, segundo nos conta Esmeralda Raposo.

As paredes das salas, ornamentadas ora por bordados de Conceição Raposo ora por telas pintadas por Esmeralda, servem de cenárioàsdiversasiguariascriadaspelafamíliaRaposo.Asreceitas têm anos, mas o sabor não sai de moda. É genuíno. Destaca-se o “pote atabafado”, com carne de porco, courgette, beringela, grão, cenoura, batata e massa de pão, finalizado no forno, em pote de barro, o cabrito assado com uvas de arinto ou o coelho de churrasco.

“Aqui empregamos e consumimos os produtos locais. Temos sempre essa preocupação”, explica Esmeralda. Seguindo esta lógica, nada melhor que degustar um vinho desta região, para acompanhar os nossos pratos regionais. Se a escolha recair num branco, terá a oportunidade de provar um dos melhores vinhos DOP do mundo, o “Arinto de Bucelas” ou um extraordinário “Espumante – Arinto de Bucelas”.

Como sobremesa, poderá terminar a refeição com um “espaço-em-branco”, composto por ovos-moles, gelado de nata, tamarilho, kiwi, canela, amêndoa e vinho do Porto, ou com um “pedaço-da-lua” feito com gema de ovo, laranja e açúcar. Caso nenhuma destas opções lhe agrade, na ementa não faltam outras sugestões criativas com receita original da família Raposo, tais como: figos com canela, marmelo com ovos-moles ou saloio de bucelas, entre outros.

Na opinião de Esmeralda Raposo o que fez a casa é “a particularidade dos clientes e a fidelização ao longo de gerações. Os nossos clientes não querem produtos industrialmente processados. Têm confiança quanto às suas expectativas.”

Recentemente, o Retiro do Raposo transformou-se também em unidade de alojamento local – o Sleep In Bucelas – com vários quartos cómodos, bem equipados, localizado a 18km do aeroporto de Lisboa, cumpre o propósito do nome e funciona como retiro da azáfama das cidades limítrofes, sendo a solução ideal para quem quer visitar Lisboa e arredores e ainda assim descansar em local repousado e tranquilo, ou simplesmente para quem vem trabalhar e pretende alojamento estratégico junto do aeroporto, mas perto das várias zonas comerciais ou industrias da zona.

Venha pernoitar em Bucelas e aproveite para saborear o arinto no copo e no prato no Retiro do Raposo.