Turismo

Almeida: ‘Capital Napoleónica da Península Ibérica’

Vista aérea da vila abaluartada de Almeida, conhecida hoje como Estrela do Interior, ponto de paragem do Caminho de Santiago
Vista aérea da vila abaluartada de Almeida, conhecida hoje como Estrela do Interior

Almeida é uma verdadeira ‘Capital Napoleónica da Península Ibérica’, ao nível da promoção e da divulgação do património histórico-cultural alusivo ao período das Invasões Francesas. Em entrevista à In o presidente António Machado falou sobre a aposta no turismo militar para a promoção da região.


Casamatas – Museu Histórico-Militar de Almeida

O que podemos encontrar no concelho, nesta índole?

Dentro dos testemunhos arquitetónicos/materiais começamos por referir aquela que do ponto de vista militar é a mais singular, a Fortaleza Abaluartada de Almeida. A concretização desta moderna fortificação fronteiriça na raia de Portugal, como desígnio e condição de sucesso da secessão portuguesa, inicia-se com a imediata decisão da fortificação. Quer isto significar que Almeida poderia ser esse enorme quartel de 2500 a 3000 homens.

Dentro das linhas da fortificação encontra-se o campo arqueológico com as ruínas do Castelo Medieval de finais do século XIII, aí residindo extraordinário interesse acerca da evolução da arquitectura militar em Portugal, a par da ideia identitária da fronteira expressa no Tratado de Alcanices, em 1297.

Destaca-se também a ponte sobre o rio Côa, esta sólida obra, foi refeita em 1825, após os estragos causados pelos combatentes da Terceira Invasão Francesa e ainda se mantém de pé. Ainda no contexto do turismo militar, a Casa de Lord Wellington, Freineda pode ser visitada sobre a temática das Guerras Peninsulares.

No concelho destacam-se também as aldeias de Castelo Bom e Castelo Mendo. A primeira teve um papel primordial na defesa da integridade Nacional. Por lá existe um Miradouro que oferece ao visitante uma magnifica vista sobre o Vale recortado do Côa. Já a aldeia Histórica de Castelo Mendo, outrora sede de Concelho, teve talvez das primeiras Feiras Medievais Portuguesas e foram vários os monarcas que olharam para aquela outrora Vila concedendo-lhe vários privilégios. Todos os recantos desta aldeia nos oferecem histórias e valem seguramente a pena uma visita.

Cerco de Almeida

Anualmente, podemos ‘vivenciar’ o Cerco de Almeida, uma recriação histórica que nos remete à história militar do país. É por demais evidente o património militar que aqui encontramos…

O Município de Almeida, tem vindo a apostar, há mais de uma década, na realização de eventos histórico-culturais, em colaboração com o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), uma associação cultural composta por recriadores históricos exclusivamente voluntários. A entrega dos membros do Grupo e dos recriadores convidados, ao preencherem o cenário grandioso da fortaleza com centenas de recriadores em ação, transporta o monumento para uma atualização da explicação da sua razão de ser.

Dentro destas recriações o Cerco de Almeida será o mais especial e possui múltiplas dimensões culturais que, uma vez conjugadas, se traduzem em resultados francamente positivos, tais como: a reconstituição de um acampamento histórico; a realização da messe de soldados e oficiais; o baile oitocentista; as batalhas e combates histórico-militares; as cerimónias e evocações; e o Mercado Oitocentista.

Que outras iniciativas promove a Câmara Municipal com o intuito de dar a conhecer este lado a quem visita Almeida?

Para além dos serviços educativos e dos seus equipamentos (MHMA, BMMNR, CEAMA) promove iniciativas de exploração de monumentos e locais. A título de exemplo a Feira Medieval de Castelo Mendo incluído no Ciclo de eventos ‘12 em Rede Aldeias em Festa’. Como eventos o ‘Cerco de Almeida’ é sem dúvida uma espécie de ‘Joia da Coroa’. No entanto, ao longo dos anos, o Cerco de Almeida tem sido complementado com múltiplas e diversas outras iniciativas histórico-culturais. Uma das mais relevantes é o evento denominado Escola do Soldado, que por via de regra se realiza no mês de março de cada ano.

Este ano está em fase de planeamento a implementação de mais um interessante e inovador projeto, denominado de ‘Rota Equestre Histórico-militar entre Almeida e o Bussaco’. Trata-se de uma iniciativa associada à reconstituição do percurso de retirada das tropas francesas no ano de 1810, após o termo do Cerco de Almeida. Trata- se de uma iniciativa com um cariz intermunicipal, com uma projeção que ultrapassa, em muito, a fronteira do Concelho de Almeida.

Portas S. Francisco

Outro projeto inovador que será implementado este ano tem a ver com a criação de um núcleo histórico- militar evocativo da chamada Guerra da Restauração (1640 – 1668), que envolveu Portugal e Espanha em meados do século XVII. Esta dinâmica e conjunto de iniciativas culturais está em grande medida dependente do contributo de um conjunto de cidadãos que, em regime de voluntariado, fazem parte da associação cultural sem fins lucrativos – GRHMA. Trata-se de um conjunto de pessoas que colaboram de um modo efetivo e relevante, na promoção e divulgação do património do Concelho de Almeida.

O turismo continua a ser extremamente importante para a economia nacional. É daí que advêm todas estas iniciativas e promoções?

Sem dúvida que o Turismo é um sector importante para o Concelho de Almeida, que pretende com isso diversificar e dinamizar a economia local. A Câmara Municipal de Almeida tem uma visão de valorização do património histórico e arquitetónico, potenciando deste modo a fixação de pessoas com o surgimento de novos investimentos associados ao turismo.

Qual a realidade em Almeida, no que ao turismo diz respeito? E no que concerne ao turismo militar?

Pela localização do Município junto à principal fronteira terrestre portuguesa, queremos ser uma referência do turismo do Interior, oferecendo um turismo diferente, seletivo, procurando a excelência da oferta, no descanso de espírito e corpo. Tendo um património histórico e arquitetónico com um valor universal, a fortaleza de Almeida é candidata a património da Humanidade, está inserida na Rota das Fortalezas Abaluartadas e na Rede Ibérica Napoleónica. Tal como já referido anteriormente, a realização do Cerco de Almeida, é um dos principais eventos desta temática, e ainda a existência do Museu Histórico Militar de Almeida, que são uma referência no que concerne ao Turismo Militar em Portugal, que agora começa a dar os primeiros passos.