Turismo

Convento dos Capuchos: Relaxar nas celas de um convento do Séc. XVIII

Convento dos Capuchos

A contemporaneidade em fusão com a história. O convento dos capuchos é mais que um simples hotel, é um pedaço de história onde se pode ficar, caminhar e descansar.

Entre curvas e contracurvas, aproximamo-nos de Monção, ao mesmo tempo que se vê a rede do telemóvel a diminuir a cada quilómetro. A viagem até um dos pontos mais a norte de Portugal é repleta de cenários de grande beleza, onde se incluem montanhas, vales e muito verde. Entre as muitas maneiras de entrar e percorrer o Alto Minho, escolhemos olhar para ele através das portas e dos encantos do Convento dos Capuchos.

Localizado no coração de Monção, dali podemos facilmente chegar a todas as maravilhas do Minho e terminar o dia a descansar num lugar cheio de história e repleto de requinte e bom gosto.

O hotel que saiu de um convento começou por se chamar Convento de Santo António, uma referência ao santo padroeiro dos religiosos capuchos. Não se sabe a data da sua construção, mas há documentos que já o referem em 1746. Contudo, o claustro data de 1563 e pertenceu a um outro convento, o de São Francisco, fundado por freiras franciscanas. Em 1905, José António de Azevedo Rodrigues adquiriu-o e está na família desde então. Funcionou como escola e tribunal, mas hoje recebe turistas que pretendem ter a experiência de pernoitar nas celas de um convento. Spa, ginásio e piscinas são algumas das valências, mas um dos grandes destaques recai sobre as maravilhas gastronómicas ali servidas, fundindo os sabores tradicionais com pequenos pormenores de modernidade.

Com um jardim de deslumbrar e metros e metros de caminhos para percorrer, o convento dos capuchos não se cinge a um interior quinhentista, mas também a um exterior cuidado ao pormenor. Plantas cheias de cores, fontes e até um minigolfe. Não faltam detalhes romancistas e primorosos em cada recanto do hotel. Aliás, na sua génese existe uma grande história de amor que pode ouvir durante a sua estadia. Do que está à espera