Desporto

Mare Box: Onde a Qualidade e a ria se Encontram!

Se está em Aveiro e é um curioso relativamente ao cross training, a IN Corporate Magazine recomenda vivamente a Mare Box, na Gafanha da Nazaré. Em atividade desde 2016, esta box é um espaço de visita obrigatória a todos os aficionados pelo desporto de treino cruzado, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.

A IN Corporate Magazine foi nesta edição conhecer um dos espaços mais badalados no distrito de Aveiro, no que respeita ao cross training e o balanço não podia ser mais positivo. Em entrevista com Pedro Santos e Albino Vieira, dois dos sócios e responsáveis pela box, vários temas foram abordados, desde a origem do espaço, até ao impacto deste método de treino, na qualidade de vida das pessoas. “Abrimos as portas do Mare em 1 de Maio de 2016. Este projeto aconteceu por força das circunstâncias, numa altura em que eu e os sócios que estão connosco tínhamos já o know how da modalidade, o que nos permitia avançar por conta própria. Estou neste projeto com o Carlos e com o Marco desde o início e há dois anos entrou o Albino para completar administração, em termos de empresa”, introduz Pedro Santos, sócio e professor no espaço.

Vocacionados para o cross training, todos os dias são diferentes no Mare. Para descobrirem as valências de um treino funcional, onde a força e a resistência se misturam, o ideal é aceitar o convite do Albino Vieira e aparecer para treinar. “O melhor conselho que podemos dar às pessoas é para virem experimentar um dos nossos treinos, sem ideias pré-concebidas, de mente aberta. As pessoas associam este treino à alta intensidade, o que não é incorreto, no entanto está provado que o treino funcional traz inúmeros benefícios no que diz respeito à saúde e bem-estar, seja para um atleta de 16 anos, ou 80. E a verdade é que quem vem experimentar, 95 por cento gosta e continua”.

Mesmo com um sistema de treino adaptado a cada pessoa em individual, existe uma forte ligação entre o cross training e a competição. As aulas de grupo são o principal core da modalidade, o que naturalmente estimula a competitividade dos atletas presentes no treino. Se o mito que a competição pode servir de fomento a casos de excesso de força e até a lesões, a verdade é que se direcionado corretamente, o espirito competitivo pode levar a um melhoria significativa em termos de resultados, uma vez que o desafio motiva o atleta a trabalhar mais para conquistar os objetivos.

Quem gosta de competição e dinâmica, certamente deve conhecer o Mare Challenge, um evento anual de cross training, organizado e promovido pela equipa da Mare Box, uma competição de dois dias, onde os atletas são colocados à prova em diversos desafios, desde trepar, correr e nadar, até ao limite do corpo.

Todos contam

Dizer que dentro da Mare Box são todos uma grande família pode parecer cliché, mas não significa que seja mentira. A união é evidente e dentro da box, todos os atletas são importantes e merecem a mesma atenção, desde aquele que vai fazer uma competição de halterofilismo, como aquele que vê no cross training, um escape da azafama do dia a dia. Nesse sentido, Albino Vieira garante à nossa revista que “direcionamos a modalidade para a saúde. Essa é a nossa principal premissa. Apenas colocamos os nossos atletas a fazer aquilo que acreditamos que eles têm capacidade para executar. Estamos atentos a qualquer limitação física e motora que uma pessoa possa ter, ou até dificuldade técnica na execução de um movimento. Prestamos muita atenção no desenvolvimento de quem escolhe o Mare, independentemente do objetivo pessoal de cada um e acredito que essa é a receita do nosso sucesso e a principal justificação do nosso alto índice de retenção”.

Com cerca de 200 alunos, a comunidade da Mare Box vem a aumentar de ano para ano, acompanhando também o crescimento da modalidade, que ganha cada vez mas adeptos. “O melhor conselho que podemos dar às pessoas é para virem experimentar um dos nossos treinos, sem ideias pré- concebidas, de mente aberta”.

O boom da marca CrossFit alavancou o sistema de treino funcional para índices records e hoje fazer parte de uma box, não é apenas praticar um desporto, mas sim um estilo de vida e uma subcultura urbana. O wod, ou workout of the day é já um termo comum no vocabulário dos praticantes de cross training, que optaram por um sistema de treino que foge ao que é habitual nos ginásios tradicionais. “O planeamento dos treinos acontece dia a dia, o que significa que as pessoas são a avaliadas, por elas próprias, todos os dias. O nosso treino é sempre diferente, o que leva sempre a um estímulo maior, do que o tradicional plano de treino, alterável de três em três meses. Além do nosso wod e de todos os treinos funcionais, temos ainda aulas de condicionamento metabólico, ginástica e halterofilismo. Paralelamente ao treino, temos um serviço de nutrição e fisioterapia, para que os nossos atletas tenham todas as facilidades”, constata Pedro Santos