Desporto

MMA Jou Fighters Team: A academia nº1 em Mixed Martial Arts

A academia de MMA Jou Fighters Team é um nome mais do que referenciado quando se fala da modalidade em Portugal. No ano passado a academia de André Silva, que além de administrador é treinador e praticante de artes marciais há mais de 20 anos, foi eleita pela InforMMA como a melhor academia portuguesa de MMA em 2019, vencendo por larga maioria uma votação pública online, com 423 votos.

Para quem conhece a realidade do MMA nacional, a modalidade que mais cresce no mundo inteiro e que tem cada vez melhores resultados a nível profissional, conhece bem a Jou Fighters Team. Ser distinguida como a melhor academia de MMA em Portugal é sempre um mérito que merece ser ressalvado, no entanto, mais importante do que essa conquista, é o trabalho desenvolvido por esta academia na última década, sobretudo na promoção da modalidade em Portugal e na valorização de um estilo de vida focado no desporto.

André Silva, de 35 anos, é o responsável da academia, transportando consigo uma bagagem de uma vida dedicada às artes marciais. “Comecei a treinar artes marciais no Porto, com apenas oito anos. Mais tarde, procurei por novas academias, entre São João da Madeira e Santa Maria da Feira, para continuar a treinar na minha área de residência, e foi nessa busca que encontrei o mestre Fernando Carvalho e o kenpo, uma modalidade que me acompanha desde 1998 e que é base da minha equipa e dos meus fundamentos”.

Com experiência em karaté e kenpo, os anos serviram para André Silva alargar o seu conhecimento em artes marciais, estudando outras modalidades, como o boxe francês e o boxe chinês. O MMA surgiria então de forma natural, uma vez que o termo Mixed Martial Arts provém da combinação de várias artes, num sistema de luta. A Jou Team Fighters surgiu em 2012 já com o propósito de ser uma academia de MMA, aliando o striking, especialidade de André, com o uma boa base no chão, através do jiu-jitsu, sob a orientação do professor faixa preta, Bruno Vieira. Os treinos são complementados com a orientação do professor João Ferreira, que se ocupa da condição física dos atletas.

Defesa pessoal para todos

De 2012 a 2020, a Jou Team Fighters tornou-se na academia número um em Portugal e ganhou fama de norte a sul, derivado às prestações dos seus atletas de competição. No entanto, André Silva garante que as portas da academia estão abertas para todas as pessoas, a partir dos seis anos de idade, que queiram competir ou que procurem apenas fazer desporto e tenham paixão pelas artes marciais. Com uma média entre 50 a 60 alunos, cerca de 15 são de competição, todos os outros treinam por motivos de superação pessoal e/ou por hobby.

Fazer história no MMA

Atualmente alguns lutadores nacionais já dão cartas a nível internacional, competindo em alguns dos principais eventos e ligas mundiais. O caso mais mediático é o de Pedro Carvalho, atleta nortenho que tem encantado no Bellator, uma das mais bem organizadas ligas de MMA a nível mundial. Representar o país é já uma realidade na Jou Team Fighters, uma vez que grande parte da seleção portuguesa de MMA foi composta, na época 2018/19, por atletas da equipa oriunda de São João da Madeira.

Da turma de competição da Jou Team Fighters, cerca de dez elementos já combatem com regularidade, participando em eventos de MMA amador de norte a sul do país, e num lote mais restrito, outros atletas já seguem a via semi-profissional e profissional, onde se destaca o lutador Bruno Estrela, invicto na sua carreira profissional, com um record de 5-0, com quatro vitórias no primeiro assalto. Com participações na prova portuguesa PFC, no Last Warriors FC e no Mr. Cage, a participação numa prova profissional além-fronteiras, numa das ligas mais competitivas é apenas uma questão de tempo.