Atualidade Covid-19 Notícias

‘Era uma vez… a Vida!’ está de volta à RTP 2

Nostálgico para os pais e educativo para as crianças. De segunda a sexta-feira, pelas 11:40, a RTP2 repõe a série ‘Era uma vez… a Vida!’ Uma boa oportunidade para explicar às crianças coisas complicadas de forma mais simples. 

‘Era uma vez… a vida!’, nasceu em França em 1987 e chegou a Portugal no mesmo ano, a série infantil deve ter acompanhado a geração dos novos pais e mães que com certeza reconhecerão agora o genérico e as personagens. 

Presente na tv e mais tarde nos quiosques – em VHS acompanhados de um transparente corpo de plástico onde se ia adicionando os sistemas e os órgãos – esta viagem pelo corpo humano educou miúdos e graúdos sobre o nosso funcionamento interno ao mais pequeno detalhe. Movidas pelas explicações do maestro (o gestor do cérebro humanizado num senhor de barbas brancas), cada elemento é transformado num personagem familiar, como os polícias leucócitos, os operários enzimas ou os bullies bactérias e vírus (que aspecto teria o covid-19?). Num momento de crise de saúde, esta pode ser uma boa oportunidade para explicar às crianças coisas complicadas de uma forma mais simples. 

Para quem não conseguir correr a tempo para a televisão ou retroceder na box, os episódios ficam disponíveis na RTP Play durante sete dias. 

Lista de episódios:
1. A Origem da Vida
2. O Nascimento (Começo da Vida)
3. O Sistema Imunológico
4. A Medula óssea
5. A Irrigação Sanguínea
6. As Plaquetas
7. O Coração
8. A Respiração
9. O Cérebro
10. Os Neurónios
11. A Visão
12. O Ouvido Audição
13. A Pele
14. A Boca e os Dentes
15. A Digestão
16. O Fígado
17. Os Rins
18. O Sistema linfático
19. O Esqueleto
20. Os Músculos e Gorduras
21. Guerra às Toxinas
22. A Vacina
23. As Hormonas
24. A Cadeia da Vida
25. A Vida e o Sonho
26. A Idade do Homem