Atualidade Destaque Notícias

Cinco municípios algarvios assinam projeto-piloto para integrar imigrantes

Albufeira, Loulé, Portimão, Silves e Tavira. São estes os municípios algarvios que integram o projeto-piloto “Integrar Valoriza”. Os protocolos de colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) é assinado hoje à tarde na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

De acordo com o comunicado da CCDR Algarve, o projeto-piloto pretende “garantir à população migrante uma resposta articulada e integrada dos municípios com as várias áreas governativas e demais serviços públicos, permitindo alcançar novos patamares de integração.”

A Rede “ Integrar Valoriza” tem uma abordagem transversal no acompanhamento de imigrantes, ao nível da habitação, do emprego, da documentação, da aprendizagem da língua portuguesa e da investigação aplicada.

Nos últimos dez anos a região do Algarve viu a sua população migrante aumentar, passando o seu peso no conjunto da população residente de 11,6% para 14,7%. Este projeto pretende que os problemas de integração que existem nestes territórios sejam mitigados e, idealmente, ultrapassados.