Cultura | Património Turismo

Ameixial: aldeia típica que sabe receber bem

Aldeia típica pelos seus usos e costumes, Ameixial é uma aldeia que sabe receber no meio da serra do caldeirão. Conhecida pelo seu património natural de grande valor a aldeia recebe vários visitantes que vêm conhecer a sua os seus usos e costumes.

Assim que se chega a Ameixial cedo se percebe a envolvente cultural rural da freguesia, marcada por tradições que se têm preservado ao longo dos anos. Conhecida pelo seu património natural, a freguesia serrana recebe vários visitantes que percorrem os seus trilhos à descoberta da tipicidade que está nos seus genes, começando nas fontes férreas, passando pelas tradições e pela simpatia das suas gentes.

José Carrusca, presidente da junta de freguesia, confidencia-nos quais os locais de passagem obrigatória para quem visita a região: “as fontes férreas, o espelho de água junto à fonte da Seisseira, que de maio a outubro é uma zona muito frequentada. Temos ainda outras fontes que estamos agora a recuperar para fazermos um roteiro turístico.” A fonte do espelho de água também é um ponto de referência, constantemente visitada. E claro, a Serra do Caldeirão, “a grande serra onde existem cavalos selvagens e há uma natureza de excelência.”

A Igreja de Santo António, com o seu altar de talha dourada, restaurado em 2017, edifício de uma só nave que se sabe já existir por altura do terramoto de 1755, é um dos locais de visita obrigatória. A riqueza cultural da freguesia abrange ainda dois monumentos megalíticos pré-históricos, a Anta do Beringel e a Anta da Pedra do Alagar, com cerca de 7000 anos, que atraem vários turistas à região.

Os percursos pedestres fazem igualmente parte da tipicidade da região, que atrai milhares de caminhantes todos os anos. “Temos um festival de caminhadas, que é feito pelo oitavo ano consecutivo, que nos traz umas largas centenas de pessoas de toda a Europa. Este festival do Walking Festival Ameixial, em que durante três a quatro dias têm a parte de cultura, de caminhadas, de observações de estrelas… muitas atividades”. Os palheiros de veio, muito caraterísticos nesta zona serrana, é um testemunho resiliente de um outro tempo, de um Algarve antigo ligado ao cultivo. O Ameixial é ainda reconhecido pela sua vertente desportiva, ao receber o BTT Rota do Vascão, um passeio de bicicleta pelos trilhos e margens da ribeira do Vascão. Com percursos delineados para todos os participantes, o passeio pretende fomentar o convívio entre os aficionados do BTT e os amantes da natureza.

A freguesia integra o Geoparque Algarvensis, mas o presidente considera que ainda é prematuro falar das vantagens que esta iniciativa traz para a freguesia. A conjuntura económica contemporânea faz com que seja essencial o trabalho social da junta de freguesia. “Temos um projeto de subsídio de natalidade, de apoio às famílias, em quatro anos já apoiámos mais de vinte”, explica o presidente.

Um dos grandes problemas da região é a pouca oferta de habitação para a grande procura. Razão pela qual a junta de freguesia pretende investir na recuperação de casas devolutas, umas para habitação e outras para turismo rural. “O Ameixial está a ter muita procura de habitação para passar fins-de-semana.” As festas e feiras são também um marco importante para a divulgação e preservação dos usos e costumes e dos produtos tradicionais. “Temos uma festa, já tradicional há muitos anos, que é a festa do trabalhador do 1º de maio, que é realizado na fonte da Seisseira, com o destaque para a gastronomia e as barraquinhas.”

A junta de freguesia está também a desenvolver uma zona industrial, com o apoio financeiro da Câmara Municipal. Um dos grandes projetos da junta de freguesia passa pela construção do mercado de gado, uma vez que o Ameixial sempre foi um ponto de passagem de comercialização destes animais. Com José Carrusca a dar a garantia de que este mercado vai ser “único no Algarve, e talvez o único do baixo Alentejo, para comercializar gado, mas também para o próprio consumidor comprar”.