Cultura | Património

Dois mil anos de História na fronteira do Alto Minho

2000 anos de história

A Fortaleza de Valença é uma das principais fortificações militares da Europa, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, sobranceira ao rio Minho, em frente a Tui. Um espaço de convivência galaico-minhoto, comercial e turístico por excelência.

Obra de arquitetura militar abaluartada, cujos primeiros muros remontam a um povoado da Idade do Ferro e que atualmente possui um sistema abaluartado, edificado nos séculos XVII e XVIII. A fortificação localiza-se no topo de dois outeiros e é formada por dois polígonos: a Magistral (mais antiga) e a Coroada, separados por um fosso, com falsas-bragas.

Conhecer a Fortaleza de Valença é percorrer as memórias de dois mil anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha.

Valença está integrada, conjuntamente com os municípios de Almeida, Elvas e Marvão, na candidatura das fortalezas abaluartadas da raia, a Património da Humanidade. O reconhecimento por parte da UNESCO virá potenciar o valor universal das quatro localidades candidatas e, consequentemente, elevar o número e a qualidade dos visitantes que procuram lugares distintos, únicos e de valor excecional.

O Caminho de Santiago é também uma das marcas da identidade de Valença. Existem três rotas de peregrinação do Norte de Portugal que confluem em Valença, nomeadamente o caminho central, o caminho de torres e o caminho da costa. Valença dispõe de um albergue municipal, o albergue São Teotónio, além de outras unidades privadas. O albergue municipal, com capacidade para 49 peregrinos, reabrirá muito em breve, depois de uma requalificação interna e da melhoria de equipamentos e zonas comuns. Uma estrutura de referência para os peregrinos, muito próxima do centro histórico e do traçado dos três caminhos.

A localização geográfica de Valença foi fortalecida através da cooperação transfronteiriça com a cidade espanhola vizinha de Tui, que originou a Eurocidade Valença-Tui. Este projeto de colaboração e trabalho conjunto visa o desenvolvimento do território a nível socioeconómico e cultural, com a partilha de equipamentos, a fixação de empresas privadas e a promoção turística perante o mercado nacional e internacional.

O Município de Valença tem delineado um conjunto de atividades e eventos culturais, turísticos e gastronómicos para o ano de 2022, com o intuito de aumentar e fixar os visitantes, envolvendo os munícipes e potenciando o que é singular no concelho. Poderá consultar todos os eventos, ao longo do ano, através das redes sociais do município.