Cultura | Património

Que Tabuaço faça parte dos seus desejos para 2022

E se num único lugar pudesse estar na serra e junto ao rio; à sua frente se desenhassem os vinhedos socalcados do Douro e atrás de si a paisagem beirã? Pudesse escalar penhascos e também embarcar num passeio à beira-rio; aventurar-se numa rede de caminhos pedestres e sentir-se em casa, ao entrar em aldeias típicas que souberam conservar os sons de outros tempos, como se o tempo por lá não tivesse passado? Pudesse provar o melhor dos vinhos e o mais requintado dos azeites; ser pescador por um dia e no outro dedicar-se à caça? Conhecer uma gastronomia variada que conserva em si sabores ancestrais que trazem à memória a infância na casa da avó? Tudo isto num único lugar e que faz dele um lugar único – Tabuaço: Mais que D’ouro!

O concelho de Tabuaço localiza-se a norte do distrito de Viseu e está inserido no Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. É constituído por 13 freguesias numa área territorial de 142 Km2. Tabuaço é uma varanda entre serras e rios, onde o encanto da natureza convida à descoberta de um território de onde, a custo do trabalho de homens e mulheres curtidos pelo sol estival, brotam néctares que juramos terem sido abençoados pelos deuses. Só podem ter sido!

Os vestígios históricos, a variedade da paisagem, a natureza em estado puro, vinhas em socalco, florestas mediterrânicas, soutos de castanheiros, rios bucólicos, tradições e cultura popular; as actividades ligadas ao rio, à natureza e à cultura do vinho, fazem de Tabuaço um pólo importante no cenário do Turismo Nacional e em particular da Região do Douro.

À sua espera há roteiros turísticos, na senda do Românico, do azeite, do vinho, dos miradouros e dos percursos pedonais. Os solares e as casas senhoriais, as Quintas do Douro, as aldeias típicas e vinhateiras, os monumentos pré-históricos, Igrejas seculares, a beleza do Mosteiro de São Pedro das Águias, num cenário silencioso que guarda até aos nossos dias a trágica histórica de Ardínia e D. Tedon.

E porque Tabuaço guarda o que de mais extraordinário pode encontrar na região, é aqui que se encontra o famoso RIJOMAX, visitado anualmente por milhares de turistas e curiosos, é uma obra misteriosa, o relógio mais completo e complexo do Mundo, que guarda o mundo todo em si!

Gastronomia, artesanato, lendas, contos e tradições, a autenticidade das suas gentes, são os motivos que o farão visitar, são as âncoras que o farão voltar! Estamos à sua espera!

Tabuaço: Mais que D’ouro!