Atualidade Cultura | Património Notícias

Feira de Livro do Porto homenageia Ana Luísa Amaral

Fotografia por: Onomatopeia | Facebook de Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral terá assim, à semelhança de outros autores anteriormente homenageados, uma tília com o seu nome nos Jardins do Palácio de Cristal. Local onde vai decorrer, como é habitual, a Feira do Livro do Porto, que já tem data marcada: de 26 de agosto a 11 de setembro.

A Feira do Livro do Porto vai celebrar a poeta, tradutora e académica portuguesa Ana Luísa Amaral. “Uma das mais notáveis” portuguesas em todas estas áreas, lembra a Câmara Municipal do Porto, em comunicado. Uma homenagem que se segue à atribuição recente do importante Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

A autora, natural de Lisboa e residente em Leça da Palmeira desde criança, é apresentada pela Câmara do Porto como uma verdadeira “portuense de adoção”. A Autarquia destaca também o trabalho da escritora dedicado ao “público infantojuvenil, além de prosseguir uma atividade intensa e comprometida com o estudo da obra de mulheres escritoras.” É o caso da sua tese de doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson, a que se juntam áreas de investigação como “Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer”.

O mesmo comunicado classifica o feminismo de Ana Luísa Amaral como “ilustrado, amoroso e visionário”, comprovando-se “não só na preponderância que as figuras femininas, as suas vozes e mundividências milenariamente silenciadas têm na sua poesia, mas, do mesmo modo, no seu percurso académico e como tradutora”.

Ana Luísa Amaral foi Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e integra como membro sénior o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, “o qual dirigiu por mais de uma década.”

A autora foi “responsável pelos projetos Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois (Dom Quixote, 2014) e New Portuguese Letters to the World (Peter Lang, 2015)”, e tem atualmente um programa na Antena 2 intitulado ‘O Som que os Versos Fazem ao Abrir’.

Ana Luísa Amaral detém dezenas de títulos de poesia publicados, desde “Minha Senhora de Quê” (1990), além de já ter escrito teatro, ficção e vários livros para a infância.

Uma tília dos Jardins do Palácio de Cristal receberá o nome de Ana Luísa Amaral. Uma bonita homenagem no coração da cidade do Porto, que juntará assim o seu nome a outros autores como Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Vasco Graça Moura ou José Mário Branco.