Cultura | Património Turismo

Venha sentir Santa Comba Dão!

Ao quilómetro 213 da mítica Estrada Nacional 2 chegamos a Santa Comba Dão. Um dos melhores locais para sentir o espírito beirão e a hospitalidade que tanto carateriza o povo português.

Santa Comba Dão é um verdadeiro tesouro a explorar em plena Nacional 2! A localização estratégica, a envolvente natural com os rios Dão, Mondego e Criz a moldarem a paisagem e a vista privilegiada para três serras, fazem do território um destino apetecível… aqui tão perto… “já aqui ao lado”.O nosso convite a cada um dos viajantes e novos exploradores que percorrem a rota desta estrada mítica, é para explorar… para sair da linha que o percurso ocupa no mapa. Para parar, relaxar e desfrutar! E sobretudo para sentir a genuinidade beirã das nossas gentes, os tesouros arquitetónicos, históricos e paisagísticos.

Com o objetivo de ampliar a experiência da rota da Nacional 2 (N2), o Município tem desenvolvido ações de valorização territorial, envolvendo estabelecimentos de restauração, unidades de alojamento e outros equipamentos, de modo a marcar pela excelência a passagem pelo nosso concelho.No ano passado, abriu ao público um novo Posto de Turismo associado à imagem da Nacional 2. No mesmo largo, o visitante encontra um marco de grandes dimensões que “dá as boas-vindas” a todos os que visitam Santa Comba Dão, assinalando o quilómetro 213. Este marco da presença na route 66 portuguesa é um dos muitos pontos de paragem obrigatória neste concelho com tanto para oferecer.Um outro exemplo a destacar na ação municipal de valorização turística e territorial é o investimento no segmento Walking and Cycling, com a criação de cinco percursos pedestres, que permitem a realização de caminhadas em contacto com a natureza. Está ainda projetada uma centena de quilómetros de traçados para a prática de cycling, o que vem exponenciar o conhecimento e a visita a este território vasto, diverso e bonito.

Além deste investimento, destaque também para outros projetos e investimentos – como por exemplo o parque verde da Ribeira das Hortas ou o Núcleo Museológico de Artes e Ofícios – que vão, decerto, aumentar a oferta turística, permitindo atrair o simples visitante, mas também o turista, que vem à procura de mais conhecimento.