Poder local

Ourém: um município de oportunidades

Em entrevista à IN Corporate, Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, destaca a proatividade que tão bem descreve o município. Seja nas medidas de apoio à qualidade de vida de todos, ou na solidariedade com quem mais precisa.

Ourém quer ser um concelho reconhecido, sobretudo, pelas boas condições que oferece a quem lá vive. Para isso tem adotado um conjunto de medidas com impacto direto na vida das pessoas e famílias. Estamos a falar de programas “de apoio à natalidade e à infância, a implementação da tarifa social da água, a ação social escolar, o serviço de apoio à família, apoios de ação social direta e a integração na Rede Social do Medicamento”.


A preocupação com a natalidade no concelho manifesta – se através de apoios que variam entre os 500 e os 800 euros, “durante os primeiros três anos de vida, consoante o nível de rendimentos do agregado familiar. Um programa que já beneficiou 844 famílias,” refere o Presidente da Câmara.


Os últimos dois anos representaram um desafio enorme para o poder local, os primeiros na linha da frente na ajuda à população, fortemente atingida pela pandemia da Covid-19. Luís Albuquerque lembra que este foi um período de “desafio tremendo, no contexto da Ação Social.” Foram meses de “trabalho intenso com inúmeras medidas de apoio pensadas e deliberadas.” Com a pandemia numa fase mais controlada, o autarca lembra que, neste momento, vemo-nos confrontados com outro flagelo. A invasão da Ucrânia pela Rússia com milhões de refugiados e terem de fugir do se próprio país. A solidariedade não é esquecida aqui: “apesar de toda a distância que nos separa fisicamente, sentimo-nos na obrigação de ajudar quem mais precisa.”


Num mundo cada vez mais digital, a autarquia aposta nas ferramentas que garantem uma relação de proximidade entre a autarquia e os munícipes. Luís Miguel Albuquerque garante que “o feedback é muito positivo, nomeadamente ao nível das plataformas criadas precisamente para descomplicar o acesso de toda a comunidade aos serviços municipais.” Hoje a população está cada vez mais preparada para lidar com as plataformas digitais. Através da Biblioteca Municipal, a Câmara aderiu ao programa “Eu sou Digital”, criado a pensar na capacitação digital de adultos.


O Projeto CIA – Cidadania Informada e Ativa, desenvolvido em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), é outra iniciativa de grande relevância para a autarquia. Esta pretende promover a literacia digital e a leitura nas bibliotecas e noutros espaços públicos de cada município.

Continuar a desenvolver um bom trabalho é o principal foco atual da autarquia. Com o Presidente a garantir que está já a ser preparado um conjunto amplo de projetos, que assumem como prioridade contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Concelho.