Destaque Turismo

Praias com gosto para todos os gostos

default

13 destinos com uma panóplia de ofertas de alcance diferenciado: praias cosmopolitas, bairristas, com vida, silenciosas, divertidas, desportivas, familiares, com mar que se mistura com serra numa conjugação única, perfeita e natural. Todas seguras, todas vigiadas.

Situada mais a norte da cidade: a Praia de Quiaios, alia o seu areal extenso às ondas num convite à prática desportiva, cenário no qual as dunas naturais se assumem como elemento de suma importância, ecos de uma realidade que não deixa ninguém indiferente. O acesso à praia é facilitado por passadiços perpendiculares em madeira, indispensáveis à proteção dunar.

De mãos dadas com ela, a Praia da Murtinheira. Uma praia com um cenário impactante de beleza intacta onde o mar e a natureza se misturam numa harmonia inigualável. Um areal extenso e uma riqueza dunar selvagem são atributos que lhe conferem um cunho de privacidade ímpar. Esta praia é também parte integrante da freguesia de Quiaios. Praia ideal para um fim de tarde pleno de tranquilidade onde imperam o silêncio do mar e da brisa marítima.

Nesta saga de continuidade, deparamo-nos com a beleza de uma praia rochosa – Praia do Cabo Mondego, com uma estreita faixa de areia que se integra na Área Protegida do Monumento Natural do Cabo Mondego (na Figueira, até as praias têm História). Na maré baixa, a praia perfeita para delícia dos mais novos. Na maré alta, espaço de paixão de muitos surfistas. Sabia que é nela que nasce a onda mais comprida da Europa?

Nasce na Praia do Cabo Mondego e termina na Praia da Tamargueira, a onda mais comprida da Europa. Apreciada pelos amantes do sol, do mar, do convívio em família e da diversão. Uma praia demasiado pequena para o mar de gente que, anualmente, ali aflui. Salienta-se a riqueza do ecossistema dinâmico, nas poças de maré baixa e, se quiser experimentar, fica a sugestão: atreva-se numa aula de surf, em dia de maré alta.

Chegados a Buarcos, a Praia de Buarcos nascida da bela união entre uma praia arenosa e uma rochosa, apresenta passadiços de madeira e pontos de descanso, formando quase uma baía abrigada do vento pelas muralhas de Buarcos, num cenário tão peculiar quanto gracioso. Praia com equipamentos desportivos vários, com grande afluência e tradição familiar que inclui acesso para pessoas com mobilidade reduzida e equipamento que permite banhos de mar (cadeira anfíbia). Uma praia onde o cheiro da gastronomia da vila se sente a cada instante.

Ali ao lado, a rainha, a Praia da Claridade, com um areal a perder de vista, excelentes apoios de praia e animação contínua nos dias de verão. Uma praia com história, repleta de estórias. Com um alinhamento de barracas, chapéus e cadeiras sui generis numa configuração perpetuada no tempo e transmitida de geração em geração que enchem de colorido harmónico o areal num contraste entre o azul do mar e o etéreo azul-celeste. Acessível desde o paredão pelos passadiços de madeira que percorrem toda a sua extensão, com zonas de descanso, campos de jogos, parque infantil, pista multiusos, aparelhos de exercício e ciclovia/pedovia.

Um paredão é o mote que dá azo à passagem para a outra margem, com uma praia que se assume como um “intermezzo”, areal de pequenas dimensões – Praia do Forte, praia de transição dado que se situa na zona da foz do rio Mondego, mas sujeita às marés oceânicas, com águas tranquilíssimas mesmo no centro da cidade. Ideal para famílias com crianças e jovens.

Na margem esquerda do rio Mondego, com acesso através da Ponte Edgar Cardoso ou pela EN 109, no extremo norte da freguesia de São Pedro, a Praia do Cabedelinho, vigiada, que, pela sua configuração em baía de águas calmas, é um garante de diversão para todos.

Mesmo ali ao lado, em pleno contraste, a Praia do Cabedelo com ondas recheadas de adrenalina, onde os desportos de água são rei e os grandes eventos desportivos acontecem. Uma praia com gente de janeiro a dezembro, profissionais e aprendizes, das mais diversas modalidades, num convívio geracional único.

A Praia do Hospital, dividida por pequenos pontões a delimitar a sua agradável extensão de areia, confere-lhe alguma quietude nas águas, é o local ideal para belos dias de praia em família, longe do bulício da cidade.

Ainda em São Pedro, a Praia da Cova Gala oferece um mar mais tranquilo. Em toda a sua extensão, é possível encontrar pequenos recantos menos frequentados para disfrutar da serenidade tão procurada por muitos veraneantes. Uma praia na qual a ação de ordem é relaxar com privacidade.

E nessa demanda de recato e continuidade, a Praia da Costa de Lavos, na freguesia de Lavos, dá cartas, não só pelo mar a perder de vista, mas também pelo cenário de beleza única, enquadrada numa pitoresca vila piscatória, que defende a tradição das suas gentes na recriação da arte que foi e continua a ser garante da economia familiar.

Na Marinha das Ondas, a Praia da Leirosa é soberana pela imensidão do seu areal, pelas boas ondas para o surf e outros deportos náuticos, tendo como habitat de fundo um refrescante pinhal frondoso e convidativo, inseridos numa vila bairrista, onde a afamada Arte Xávega, pesca artesanal, apeada e lúdica, é ponto de honra de junho a setembro.