A 39ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos abre portas dia 29 de julho, e prolonga-se até 7 de agosto, no Parque da Cidade.
Cerca de 130 expositores vão estar na Mostra 2022 de Artesanato e Cerâmica em Barcelos, que dará a conhecer aos visitantes as riquezas da arte popular portuguesa, numa iniciativa da autarquia barcelense e da EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura.
O presidente da Câmara, Mário Constantino, destaca que “a edição deste ano da Mostra pretende valorizar os produtos da terra e o trabalho dos artesãos barcelenses, pois mais que artistas da atualidade, cada artesão é um repositório da memória comum e de um saber-fazer muito nosso”. O autarca acredita que esta é “mais uma excelente oportunidade de valorizar os artesãos enquanto artistas de excelência, protagonistas na defesa, preservação e valorização da identidade social e cultural de Barcelos”.
A iniciativa é uma verdadeira montra viva das artes e ofícios portugueses, onde pode ser apreciado o trabalhar do barro – olaria e figurado -, a cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis.
A noite do último dia, 7 de agosto, às 22:00, contará com um dos momentos mais emblemáticos do certame: a realização da “Gala do Artesanato”, iniciativa que pretende homenagear os artesãos barcelenses, sendo atribuídos os prémios “Inovação”, “Revelação Artesanato Contemporâneo”, “Revelação Artesanato Tradicional”, “Prémio Carreira”, e melhor “Stand da Mostra”.
A Mostra estará aberta de segunda a sexta-feira, onde será possível usufruir de um programa de atividades que possibilita a ocupação do tempo de estada no recinto da melhor maneira.
Concertos de Gisela João e Miguel Araújo
Para além da Mostra há mais para ver e ouvir durante essa semana. Desde logo no primeiro sábado, 30 de julho, Gisela João, ela própria de Barcelos, faz as honras da casa”, “num concerto há muito ansiado pelos seus milhares de fãs”, refere a autarquia em comunicado. Já a meio da semana, (4 agosto, quinta-feira) será a vez do grupo Sons do Minho fazer a animação dessa noite. Finalmente, na sexta (dia 5) é a vez de Miguel Araújo subir ao palco principal da Mostra.