Capa Cultura | Património Destaque Turismo

Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado

Do muito que há a unir Esposende, Barcelos, Braga, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, os Caminhos de São Bento da Porta Aberta destacam-se pela sua religiosidade, mas também pelo vasto património cultural, histórico e natural associado ao caminho. O trabalho de promoção, valorização e sinalização destes caminhos tem sido desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, em estreita parceria com os seus municípios associados. Seja pela fé, pelo desafio, ou como pretexto para visitar uma das zonas mais bonitas do país, venha connosco à descoberta dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado.

Com uma leitura comum à escala da Região do Minho, os Caminhos de São Bento da Porta Aberta contam uma história antiga, com motivação religiosa. Recuando até ao século XII, eram muitos os peregrinos que partiam com sal nas mãos para oferecer ao santo. A rota, geralmente percorrida nos meses de verão juntava a fé católica com a profanidade popular. A tradição manteve-se até ao século XVIII, altura em que a afluência aos caminhos de São Bento proliferou. Desde então, o calendário da peregrinação estendeu-se a todo o ano.

Com o mote “peregrinar em segurança”, o percurso até ao Santuário de São Bento da Porta Aberta conta, nos dias de hoje, com uma reestruturada rota mapeada e pensada em parceria pelos concelhos que se encontram à volta do rio Cávado. São vários os caminhos que se interligam no território até São Bento da Porta Aberta. O itinerário principal percorre sete etapas – de Fão a Vila Cova, de Vila Cova a Barcelos, de Barcelos a Padim da Graça, de Padim da Graça a Adaúfe, de Adaúfe a Figueiredo, de Figueiredo a Abadia. E, por fim, a sétima, de Abadia até ao Mosteiro de São Bento da Porta Aberta. Com diferentes graus de dificuldade e extensões também variáveis, quem percorre estes caminhos é agraciado pela riqueza do património cultural e natural.

A defesa da continuidade de uma jornada histórica e cultural aliada ao interesse na valorização e promoção deste caminho como um recurso ao longo do território, motivou a CIM do Cávado, os municípios de Esposende, Barcelos, Braga, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro e a Irmandade de São bento da Porta Aberta, no desafio de conjugar esforços na promoção, valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta na NUTS III Cávado, projeto já implementado e com muito potencial económico e turístico para o território.

Resultado deste objetivo comum, hoje é possível programar e fazer uma viagem-tributo a um santo que, sejamos ou não crentes, se tornou numa influência tão óbvia que uma ordem – a Beneditina – lhe foi dedicada. Ricos em património e beleza natural, a rede e caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado, que contempla vários itinerários, são um cartão de visita ao território e uma fonte de desenvolvimento para todos os concelhos por ele atravessados, e um convite à sua exploração.